Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3352
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Educação inclusiva: uma perspectiva de mudança no âmbito escolar |
Autor(es): | Maia, Neylla Bomfim Oliveira |
Orientador(a): | Oliveira, Theresa Cristina Bastos Costa de |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Membro(a) da banca: | Santos, Fabiana Rodrigues dos |
Referência: | MAIA, Neylla Bomfim Oliveira. Educação inclusiva: uma perspectiva de mudança no âmbito escolar, Amargosa-BA. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
Resumo: | A inclusão escolar de alunos com deficiência é um processo inovador que percorre em constante desenvolvimento. Desse modo, é um desafio a ser enfrentados por todos, mas é bom ressaltar que existem pessoas comprometidas com a inclusão e que lutam para que ela realmente aconteça. Portanto, este é um dos pontos presente do estudo: a inclusão de alunos com deficiência na classe regular. Este trabalho monográfico tem como objetivo compreender o processo de inclusão escolar na perspectiva dos autores Maria Tereza Mantoan, Hugo Otto Beyer e Rosita Edler Carvalho e analisar as mudanças necessárias para uma escola inclusiva. A metodologia utilizada para realização deste trabalho se pautou em uma revisão bibliográfica das obras dos autores mencionados anteriormente. Com está pesquisa busca se compreender o que é de fato a inclusão escolar para crianças com necessidades educacionais especiais, a partir do processo de democratização da educação o ensino foi universalizados para todos, onde em outros tempos a escolarização era privilégio de um grupo, contudo ainda continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões normais da escola. |
Palavras-chave: | Educação Inclusão social Deficientes Integração social |
Resumo em inglês: | The school inclusion of students with disabilities is an innovative process that is constantly under development. In this way, it is a challenge to be faced by all, but it is good to point out that there are people committed to inclusion and struggling to make it happen. Therefore, this is one of the study's present points: the inclusion of students with disabilities in the regular class. This paper aims to understand the process of school inclusion in the perspective of the authors Maria Tereza Mantoan, Hugo Otto Beyer and Rosita Edler Carvalho and to analyze the changes necessary for an inclusive school. The methodology used to lead out this work was based on a bibliographical review of the authors' works previously mentioned. This research seeks to understand what school inclusion is indeed for children with special educational needs. From the process of democratization of education the teaching was universalized for all, where in other times schooling was the privilege of a group, however still continue to exclude individuals and groups considered outside the normal school standards. |
Palavras-chave em inglês: | Education Social inclusion Disabled Social integration |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 27-Ago-2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-08-19T18:36:32Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3352 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Inclusiva_Perspectiva_TCC_2018.pdf | 817,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.