Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado Interdisciplinar em Saúde - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3323
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: A vivência de um curso de saúde em modelos de ciclos no Brasil e nos Estados Unidos
metadata.dc.creator: Oliveira, Alana Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Sibele de O. Tozetto
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Leitte, Rita de Cássia
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Alana Santos. A vivência de um curso de saúde em modelos de ciclos no Brasil e nos Estados Unidos. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2015.
metadata.dc.description.resumo: A universidade, ao longo dos séculos, vem passando por processos de transformação. Atualmente, as universidades são centro de produções de conhecimentos e aperfeiçoamento de técnicas que contribuem para a evolução da ciência e da sociedade. Tendo em vista as necessidades da sociedade e as carências do nosso atual Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, os cursos de saúde tem se tornado alvos de modificações no seu processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim o objetivo deste trabalho é discutir e comparar os modelos de educação superior em saúde no Brasil e nos Estados Unidos, abordando os impactos que o modelo interdisciplinar repercute sobre a prática dos profissionais formados nesta metodologia de ensino. Para a realização deste trabalho foi feito um relato que descreve as experiências vivenciadas como discente no curso BIS na UFRB e no curso Pre-Med na UNK. O BIS e o Pre-Med têm muito em comum, porém possuem reflexos diferentes na formação profissional em saúde por serem aplicados em realidades diferentes. O regime de ciclos é sim um grande passo para uma formação profissional que se adeque a realidade local e contemporânea.
Mots-clés: Formação em saúde
Interdisciplinaridade
Modelos de ciclo
Bacharelado Interdisciplinar em Saúde
Pre-Med
Résumé: The university, over the centuries, has been undergoing transformation processes. Currently, the universities are the center of knowledge production and processing techniques that contribute to the evolution of science and society. In view of the needs of society and the needs of our current Brazilian Health System (SUS), health courses have become targets of changes in their teaching-learning process. Thus the aim of this paper is to discuss and compare the higher education models in health in Brazil and in the United States, addressing the impacts that the interdisciplinary model have on the practice of the professionals in this teaching methodology. For this work, was made a report that describes the experiences as students at BIS major in UFRB and Pre-Med major at UNK. The BIS and the Pre-Med have much in common, but have different impacts on professional training in health to be applied in different realities. The system cycle is rather a big step for a vocational training that fits the local reality and contemporaneity.
metadata.dc.subject.en: Training in health
Interdisciplinary
Cycle models
Interdisciplinary Bachelor in Health
Pre-Med
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Date de publication: 2015
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-08T16:01:31Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3323
Collection(s) :CCS - Bacharelado Interdisciplinar em Saúde - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Vivencia_Curso_Saude_TCC_2015.pdf519,5 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.