Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3323
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Bacharelado |
Título: | A vivência de um curso de saúde em modelos de ciclos no Brasil e nos Estados Unidos |
Autor(es): | Oliveira, Alana Santos |
Orientador(a): | Klein, Sibele de O. Tozetto |
Coorientador(a): | Leitte, Rita de Cássia |
Referência: | OLIVEIRA, Alana Santos. A vivência de um curso de saúde em modelos de ciclos no Brasil e nos Estados Unidos. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2015. |
Resumo: | A universidade, ao longo dos séculos, vem passando por processos de transformação. Atualmente, as universidades são centro de produções de conhecimentos e aperfeiçoamento de técnicas que contribuem para a evolução da ciência e da sociedade. Tendo em vista as necessidades da sociedade e as carências do nosso atual Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, os cursos de saúde tem se tornado alvos de modificações no seu processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim o objetivo deste trabalho é discutir e comparar os modelos de educação superior em saúde no Brasil e nos Estados Unidos, abordando os impactos que o modelo interdisciplinar repercute sobre a prática dos profissionais formados nesta metodologia de ensino. Para a realização deste trabalho foi feito um relato que descreve as experiências vivenciadas como discente no curso BIS na UFRB e no curso Pre-Med na UNK. O BIS e o Pre-Med têm muito em comum, porém possuem reflexos diferentes na formação profissional em saúde por serem aplicados em realidades diferentes. O regime de ciclos é sim um grande passo para uma formação profissional que se adeque a realidade local e contemporânea. |
Palavras-chave: | Formação em saúde Interdisciplinaridade Modelos de ciclo Bacharelado Interdisciplinar em Saúde Pre-Med |
Resumo em inglês: | The university, over the centuries, has been undergoing transformation processes. Currently, the universities are the center of knowledge production and processing techniques that contribute to the evolution of science and society. In view of the needs of society and the needs of our current Brazilian Health System (SUS), health courses have become targets of changes in their teaching-learning process. Thus the aim of this paper is to discuss and compare the higher education models in health in Brazil and in the United States, addressing the impacts that the interdisciplinary model have on the practice of the professionals in this teaching methodology. For this work, was made a report that describes the experiences as students at BIS major in UFRB and Pre-Med major at UNK. The BIS and the Pre-Med have much in common, but have different impacts on professional training in health to be applied in different realities. The system cycle is rather a big step for a vocational training that fits the local reality and contemporaneity. |
Palavras-chave em inglês: | Training in health Interdisciplinary Cycle models Interdisciplinary Bachelor in Health Pre-Med |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Data do documento: | 2015 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-08-08T16:01:31Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3323 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Bacharelado Interdisciplinar em Saúde - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vivencia_Curso_Saude_TCC_2015.pdf | 519,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.