Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3311
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cruz, Fernanda Soares Pedreira Andrade da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T15:41:44Z | - |
dc.date.available | 2024-08-02T15:41:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Fernanda Soares Pedreira Andrade da. “Formação continuada de professoras: a relação teoria e prática nos processos de ensino na Educação Infantil, Amargosa-BA. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3311 | - |
dc.description.abstract | This undergraduate conclusion paper aimed at understanding how the continuing education of Early Childhood teachers takes place, considering the educational demands and the current public teachers training policies. It was an exploratory research, with a qualitative approach, in which the historical processes of the initial and continuing education of teachers in Brazil, as well as young children in Early Childhood Education, were analyzed. To this end, bibliographic research and semi-structured interviews were carried out with 3 teachers from different public institutions in the Municipality of Amargosa, Bahia State. The results showed that initial training alone does not account for the realities found in Early Childhood Education schools, and with that, lifelong teachers’ education becomes essential to meet these emerging classrooms demands. The dialogue with the teachers was essential to understand that continuing education is very important for the promotion of critical and reflective thinking in teaching actions. However, for professional development to occur with quality, it is essential to respect existing legislation, in order to promote autonomy and a humanized working day for the teaching profession, as well as active participation in decision-making in the school community. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Professor - Formação | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Política publica | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professoras: a relação teoria e prática nos processos de ensino na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo compreender como acontece a formação continuada de professores(as) da Educação Infantil, considerando as demandas educativas e as políticas públicas de formação vigentes. Tratou-se de uma pesquisa de cunho exploratório, de abordagem qualitativa, em que foram trabalhados os processos históricos da formação inicial e continuada de professores(as) no Brasil, bem como das crianças pequenas na Educação Infantil. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e entrevistas semiestruturadas com 3 professoras de diferentes instituições públicas no Município de Amargosa – Ba. Os resultados apontaram que a formação inicial por si só não dá conta das realidades encontradas nas escolas de Educação Infantil, e com isso, a continuidade formativa torna-se imprescindível para suprir essas demandas emergentes das salas de aulas. O diálogo com as docentes foi fundamental para compreender que a formação continuada é muito importante para a promoção do pensamento crítico e reflexivo das ações docentes. No entanto, para que o desenvolvimento profissional ocorra com qualidade é essencial respeitar as legislações existentes, no intuito de promover autonomia e uma jornada de trabalho humanizada da profissão docente, assim como a participação ativa nas tomadas de decisões da comunidade escolar. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Sabrina Torres | - |
dc.contributor.referee1 | Cordeiro, karina de Oliveira Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Djeisson Silva | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS | pt_BR |
dc.subject.en | Child education | pt_BR |
dc.subject.en | Teacher - Training | pt_BR |
dc.subject.en | Continuing education | pt_BR |
dc.subject.en | Public policy | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação_ Continuada_Professoras_TCC_2022.pdf | 836,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.