Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Gildete Souza dos-
dc.date.accessioned2024-08-02T14:27:24Z-
dc.date.available2024-08-02T14:27:24Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Gildete Souza dos. Formação de professores para atuar na educação do campo: um estudo no município de Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2022. 114f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3310-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectProfessor - Formaçãopt_BR
dc.titleFormação de professores para atuar na educação do campo: um estudo no município de Amargosa-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou a formação de professores para atuar nas escolas do campo do município de Amargosa-Ba. Mesmo a Educação sendo assegurada por Leis que garantem a sua oferta, a formação específica, defendida por estes documentos legais, ainda é uma política educacional efetivada de maneira insuficiente dentro do cenário educacional do campo deste município. A presença desses professores sem a devida formação dentro dessas escolas é entendida como uma forma de deslegitimar o campo, transformando a sua educação em uma reprodução deturpada do modelo urbanocêntrico, que está totalmente desvinculado da realidade dos camponeses. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa que busca destacar questões históricas, sociais e culturais, cuja recolha de informações se deu por meio da análise documental do PPC de Pedagogia Noturno do CFP/UFRB e de entrevistas semiestruturas com três sujeitos que fazem parte do setor educacional da Educação das escolas do campo da cidade de Amargosa. Este estudo tem como suporte teórico os estudos de Arroyo (2007, 2012); Caldart( 2002, 2009, 2012); Caldart e Santos(2008); Hage(2006, 2014); Molina(2003, 2004, 2015); Moura e Santos(2012); Oliveira e Campos(2008) dentre outros que debatem sobre a Educação do Campo. A investigação sobre a formação de professores para atuar nas escolas do campo do município de Amargosa nos fez compreender que a falta dessa formação é uma realidade existente em todo o Brasil, e que isso tem afetado o ensino de milhares de educandos que estudam no campo e são educados por professores que desconhecem a importância deste espaço educacional. Diante disso, é evidente que avançamos em alguns aspectos e retrocedemos em muitos outros, como em aspectos legais, sociais, culturais, políticos e educacionais, pois mesmo diante das conquistas dos movimentos sociais por uma Educação do Campo, muitos dos direitos para os povos do campo têm sido tratado pelo governo com negligência e descaso.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luana Patrícia Costa-
dc.contributor.referee1Meireles, Mariana Martins-
dc.contributor.referee2Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
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