Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3287
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Rosemary Souza dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-26T15:57:19Z | - |
dc.date.available | 2024-07-26T15:57:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-26 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rosemary Souza dos. Análise da prática pedagógica aplicada aos alunos da educação de jovens e adultos, Amargosa-BA. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3287 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Educação - Jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Análise da prática pedagógica aplicada aos alunos da educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre a importância da prática pedagógica com os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no processo de aprendizagem, dentro da sala de aula. A pesquisa objetiva analisar se existe aproximação entre o trabalho pedagógico do professor, nas classes de EJA com estudantes da zona rural, e o contexto de vida dos estudantes. Em decorrência, o seguinte objetivo específico: discutir a EJA como direito, no Brasil, e o trabalho pedagógico em consonância com esse direito. Para a realização dessa pesquisa, foi utilizada abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista, observações e questionário. No que se refere ao referencial teórico, este trabalho encontra-se fundamentado nos estudos e pesquisas de alguns autores como, Kauark e Muniz (2011), Freire (2005, 2015), Fernandes (2005), Gonsalves (2002) dentre outros. Por fim, com essa pesquisa, entendemos a importância da pratica pedagógica para a aprendizagem dos estudantes da EJA, na zona rural de Amargosa. A presente pesquisa demostra o quanto as práticas estão muitas vezes distantes de uma real problematização da realidade dos estudantes da EJA. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Clark, Geórgia Nellie | - |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Andreia Barbosa dos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Analise_Pratica_Pedagogica_TCC_2019.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.