Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBom Conselho, Elisângela Santos-
dc.date.accessioned2024-07-25T18:03:27Z-
dc.date.available2024-07-25T18:03:27Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationBOM CONSELHO, Elisângela Santos. Planejar, um ato solitário: eu, meus livros e o computador! Uma investigação sobre planejamento de ensino no contexto das turmas multisseriadas de escolas do campo, Amargosa-BA. 2019. 133f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3286-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectClasse multisseriadapt_BR
dc.subjectEnsino - Planejamentopt_BR
dc.titlePlanejar, um ato solitário: eu, meus livros e o computador! Uma investigação sobre planejamento de ensino no contexto das turmas multisseriadas de escolas do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO trabalho analisa o planejamento de ensino no contexto das turmas multisseriadas, em escolas do campo. A multisseriação é o modelo de organização escolar que predominou/predomina nas escolas localizadas no campo. Neste contexto, inúmeros são os desafios enfrentados por docentes para o desenvolvimento do seu trabalho. Um destes desafios refere-se ao planejamento de ensino, sobretudo quando se considera as tensões entre a heterogeneidade que configura as turmas multisseriadas e o paradigma curricular urbanocêntrico hegemônico; e, ainda, em tempos atuais, o impacto das políticas neoliberais implantadas nas escolas localizadas no campo, tornando o planejamento algo difícil e angustiante para os professores atuantes em tal realidade. Considerando a relevância que o planejamento de ensino assume no contexto da sala de aula, e as singularidades das turmas multisseriadas, além da escassa produção acadêmica sobre a temática, justificamos nossa escolha pelo referido objeto de estudo. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o planejamento de ensino elaborado e desenvolvido por professores de turmas multisseriadas de três escolas do campo de um município do interior do estado da Bahia, avaliando sua (im) pertinência ao contexto da multissérie, tomando as seguintes perguntas como questões norteadoras: Como acontece o planejamento de ensino por parte dos professores investigados? Que tipos ou modelos de instrumentos de planejamento de ensino utilizam? Eles dão conta das especificidades da multissérie? A investigação ancorou-se numa abordagem qualitativa (André, 2005; Bogdan e Biklen, 1994; Ludke e André, 1986), tendo o estudo de casos múltiplos como tipo de pesquisa, utilizando, a análise documental, a observação participante e nãoparticipante e a entrevista semiestruturada realizada com três professores como instrumentos de coleta de dados. O trabalho foi fundamentado teoricamente a partir de estudos que abordam as categorias Educação do Campo (Azevedo, 2007; Arroyo, 2011; Caldart e Molina, 2011; Leite, 1999); Escolas de turmas multisseriadas (Hage, 2005; Santos, 2015; Santos e Moura, 2010, 2012; Souza e Santos, 2014); Planejamento de ensino (Gandin, 2013; Lopes, 1999; Padilha, 2006; Veiga, 1991), dentre outros. A análise dos dados de campo indicam que o planejamento de ensino elaborado e desenvolvido no âmbito das escolas multisseriadas tem sido orientado por um excessivo número de instrumentos burocratizantes da ação pedagógica e não tem dado conta da heterogeneidade e singularidade desse contexto. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de construção de planejamentos de ensino que sejam condizentes com a realidade da multissérie e considere as particularidades dos sujeitos campesinos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fábio Josué Souza dos-
dc.contributor.referee1Orrico, Nanci Rodrigues-
dc.contributor.referee2Moura, Terciana Vidal-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Planejar_Ato_Solitario_TCC_2019.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.