Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Condições de trabalho docente em escolas de turmas multisseriadas
Autor(es): Nascimento, Valdenice de Jesus
Orientador(a): Santos, Fábio Josué Souza dos
Membro(a) da banca: Meireles, Mariana Martins
Membro(a) da banca: Perreira, Ivanete Gomes
Referência: NASCIMENTO, Valdenice de Jesus. Condições de trabalho docente em escolas de turmas multisseriadas, Amargosa-BA. 2018. 113f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
Resumo: A pesquisa analisa e discute as condições de trabalho docente dos professores que atuam em escolas multisseriadas, em áreas rurais. O trabalho justifica-se pela necessidade de compreender a ação docente no contexto de uma organização de ensino, a multissérie, que é predominante no meio rural brasileiro, com maiores percentuais na Região Nordeste e no estado da Bahia, estando também presente no Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, onde se destaca o municipio de Mutuípe que possui todas suas 32 escolas localizadas no campo constituídas de turmas multisseraidas. Outra justificativa advém do fato de ter sido ex aluna de turma multisseriada e participado do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFRB), mais especificamente o “Pibid Classes Multisseriadas”, entre 2013 e 2017, fato que me despertou o interesse pelo tema. Também, consideramos que os estudos sobre o ofício docente no contexto da multissérie ainda deixam indagações merecedoras de maiores aprofundamentos. Neste sentido, o trabalho procurou responder à seguinte questão: em que condições de trabalho atuam os professores das escolas de turmas multisseriadas localizadas em área rurais? Para responder à questão invetigativa, realizamos uma pesquisa empírica no município de Mutuípe-BA, objetivando compreender as especificidades e desafios enfrentados pelos profissionais da educação no desenvolvimento deste ofício. A investigação embasou-se na abordagem de pesquisa qualitativa (Minayo, 2010; Chizzotti, 2003; Ludke & Andre, 1986). Contou com a participação de cinco professores, docentes em exercício em escolas de turmas multisseriadas, com os quais foram realizadas entrevistas narrativas. Teoricamente, o trabalho foi orientado por estudos sobre as seguintes categorias: Educação do Campo (2008, 2012), Escola Multisseriada (Hage, 2006, 2009, 2010; Moura e Santos, 2012; Santos, 2015c; Santos e Moura, 2015; Sousa, 2015), Trabalho docente (Oliveira, 2004, 2010; Tardiff, 2014) e Condições de trabalho docente (Almeida, 2011, Oliveira, 2017; Sousa, 2015; Teixeira, 2018, Toledo, 2005, dentre outros). Os dados de campo apontaram que os professores investigados encontram muitas dificuldades no exercício do seu trabalho, no que se refere a falta de materiais didáticos, vinculo empregatício, deslocamento. Entretanto, mesmo com várias dificuldades, tem procurado empreender esforços para dar conta dos desafios cotidianos que enfrentam para exercer a docência neste contexto procurando metodologias diferenciadas para suprir a falta de materiais didáticos.
Palavras-chave: Educação do campo
Classe multisseriada
Trabalho docente
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 28-Ago-2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-07-25T15:26:54Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3277
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