Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Atuação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa em classes multisseriadas, na Escola Municipal Agnelo de Souza Andrade – Amargosa/BA
Autor(es): Santos, Josecleide Arcanjo dos
Orientador(a): Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
Membro(a) da banca: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Referência: SANTOS, Josecleide Arcanjo dos. Atuação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa em classes multisseriadas, na Escola municipal Agnelo de Souza Andrade – Amargosa/BA, Amargosa-BA. 2017. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
Resumo: Esta monografia apresenta os resultados da pesquisa sobre A Atuação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Classes Multisseriadas, na Escola Municipal Agnelo de Souza Andrade, na Cidade de Amargosa- Ba. A pesquisa buscou responder a seguinte indagação: Até que ponto o PACTO, na Escola Municipal Agnelo de Souza Andrade, tem contribuído para a alfabetização dos alunos/as das classes multisseriadas, considerando o percurso formativo oferecido aos professores/as? Assim, a partir da problemática em questão, a pesquisa teve como objetivo analisar a atuação do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na organização dos processos de alfabetização em classes multisseriadas. Para o desenvolvimento da investigação adotou-se a abordagem da pesquisa qualitativa, direcionada em estudo de caso, com uso dos seguintes instrumentos para coleta de dados: observação direta, entrevista semi estruturada com professores alfabetizadores, análise documental e pesquisa bibliográfica e pesquisa dos dados secundários. Os instrumentos de coletas de dados foram necessários para o auxílio e compreensão dos principais aspectos referente à pesquisa. Em relação ao suporte teórico, utilizou-se dos estudos de autores que discutem alfabetização, classe multisseriada e educação do campo. Nessa perspectiva as principais categorias conceituais, foram tratadas a partir dos estudos de Emília Ferreiro (2011), Magda Soares (2014) Salomão Hage (2010), Claudia Parente(2014) Terciana Moura e Fábio Josué Santos(2010) Roseli Caltart (2012), Mônica Molina(2012), Miguel Arroyo (2007). Em notas conclusivas a pesquisa aponta que o programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, possui uma metodologia voltada para a alfabetização de crianças, porém com necessidade de um olhar crítico do alfabetizador para que a proposta não seja uma receita pronta que tornam as aulas mecânicas. Espera-se que esse estudo proporcione reflexões críticas sobre as diversas dimensões da formação do alfabetizador das classes multisseriadas, bem como os limites e potencialidades problematizados nesse estudo à luz da realidade que toca as escolas do campo e a atuação do PACTO.
Palavras-chave: Pedagogia
Educação do campo
Classes multisseriadas
Alfabetização
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 25-Set-2017
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-07-25T14:50:23Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3275
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