Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3273
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Mirian de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T14:25:35Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T14:25:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mirian de Jesus. O Que dizem os trabalhos de TCC do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRB sobre o contexto das classes multisseriadas?, Amargosa-BA. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3273 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Classe multisseriada | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | O Que dizem os trabalhos de TCC do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRB sobre o contexto das classes multisseriadas? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico propõe-se fazer o mapeamento de todos os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) desenvolvidos no Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade( CFP) Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), buscando identificar quais os temas e principais considerações trazidas acerca do contexto das classes multisseriadas. Propomos em pesquisar sobre este tema porque essa é uma das áreas de atuação do pedagogo. As classes multisseriadas representam um espaço importante de acesso e democratização da escolarização das crianças e adolescentes nos espaços rurais. Representam em termos quantitativo, grande parte das matrículas no ensio fundamental nas escolas do campo no Brasil, principalmente na região Nordeste, no estado da Bahia e no município de Amargosa. Apesar da importância política e pedagógica das classes multisseriadas, elas são marcadas pela representação negativa e pelo discurso de que não promovem uma educação de qualidade. Infelizmente não há um olhar do Estado brasileiro e nem das políticas públicas específicas que pensem a qualidade de ensino no contexto da multisseriação. Diante desse cenário, o ato de ensinar e aprender no âmbito das turmas multisseriadas tem sido marcado pela precarização. Diante do exposto, a presente pesquisa buscou investigar o que revelam os TCC’s desenvolvidos no curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores da UFRB sobre o contexto das classes multisseriadas? E quais os desafios apresentados pelas pesquisas para construir uma aprendizagem significativa e os desafios da docência nessas classes, considerando as especificidades da educação do campo? E tever por objetivo geral: Analisar o que revelam os TCC’s desenvolvidos no curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores da UFRB sobre o contexto das classes multisseriadas. E como objetivo específico: Identificar quais apontamentos são discutidos por tais estudos, seus objetivos, questões problematizadoras e suas 7 principais considerações. Como abordagem metodológica recorremos à pesquisa qualitativa e a pesquisa tipo Estado do Conhecimento, definido de modo geral como um mapeamento de toda a produção acadêmica sobre determinado tema e reúne as conclusões de outras pesquisas científicas sobre o assunto. No total foram identicados 22 TCC’s. Tivemos acesso a 17 deles. Portanto, foram analisados 17 TCC’s, desenvolvidos no curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores. Os aspectos analisados de cada trabalho foram: O tema, objetivos, o problema e a metodologia.Com os resultados obtidos concluímos que a grande maioria das publicações mostrou interesse em tecer diálogos entre a formação docente e as escolas do campo de classes multisseriadas, obviamente essas pesquisas tinham objetivos distintos, haja visto o foco principal de cada uma delas. Constatou-se também que a pedagogia precisa tecer relações entre o contexto social e o contexto educacional. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moura, Terciana Vidal | - |
dc.contributor.referee1 | Meireles, Mariana | - |
dc.contributor.referee2 | Barreto, Maria Eurácia | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dizem_Trabalhos_TCC_TCC_2021.pdf | 990,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.