Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas CETEC - Cursos de Graduação CETEC - Bacharelado em Engenharia Civil - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Title: Influência da adição de RAP no comportamento mecânico de misturas com solo laterítico de alta plasticidade para uso em pavimentação
metadata.dc.creator: Santos, Isabela de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Mario Sergio de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: São Mateus, Maria do Socorro Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Weiner Gustavo Silva
metadata.dc.description.resumo: A exploração de jazidas, danos decorrentes a emissão de gases com efeito estufa e escassez de materiais em determinadas regiões, além de custos com transporte, foram fatores que impulsionaram o setor da engenharia civil, em especial o ramo de pavimentação, a iniciativa de reaproveitamento de resíduos, tais como, os materiais oriundos da fresagem do revestimento asfáltico, conhecido como Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), formado pela mistura entre o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) envelhecido e agregados de diversos tamanhos. Este processo é considerado um dos maiores geradores de resíduos da construção civil. Quando descartado de forma inadequada, torna-se agressivo ao meio ambiente, tornando sua reutilização necessária. O presente estudo tem por objetivo avaliar a influência do teor de RAP no comportamento mecânico de um solo laterítico de alta plasticidade para aplicação em pavimentação, nos teores de 0%, 50%, 60%, 70%, 80% e 100% de RAP em misturas com solo, através de ensaios laboratoriais de caracterização geotécnica, mini-mcv e perda de massa por imersão (PI), Compactação Indicie Suporte Califórnia (CBR), além de Módulo de Resiliência (MR) e Deformação Permanente (DP) análise química do solo, além da análise tensão-deformação por meio do software Análise Elástica de Múltiplas Camadas (AEMC) tendo em vista a determinação do comportamento mecânico de misturas Solo-RAP. Os resultados indicaram que que apenas as misturas solo-RAP de 70% e 80%, enquadram-se nas faixas granulométricas especificadas em ES DNIT 141 (DNIT, 2022), a adição do RAP ao solo provocou melhorias no comportamento mecânico das misturas a partir de 70% de RAP, entretanto observou-se uma tendência de crescimento de DP com o aumento do teor do RAP nas misturas solo-RAP, em relação aos valores nos pares de tensões mais baixos. A partir das análises de tensão-deformação observou-se que as misturas solo-RAP na análise da interface da camada não aderida nenhuma das configurações de pavimento atenderam a exigência Nadm ≥ NAASHTO. Entretanto, na condição aderida a estrutura que apresentou maior vida útil para o solo foi a configuração B70SB70, que se obteve Nadm da ordem de 1,73 x 10^6. Sendo assim, esta estrutura apresentou maior resistência dentre as demais estudadas na condição de interface da camada como aderida.
Keywords: Solo - RAP (Pavimento asfáltico recuperado)
Módulo de resiliência
Deformação permanente
Análise mecanística
Abstract: The exploration of deposits, damage resulting from the emission of greenhouse gases, and scarcity of materials in certain regions, in addition to transport costs, were factors that boosted the civil engineering sector, especially the paving industry. The initiative to reuse waste, such as materials arising from the milling of the asphalt coating, known as Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), is formed by the mixture of aged Petroleum Asphalt Cement (PAC) and aggregates of different sizes. This process is considered one of the largest generators of construction waste. When discarded inappropriately, it becomes harmful to the environment, making its reuse necessary. The present study aims to evaluate the influence of RAP content on the mechanical behavior of a high plasticity laterite soil for application in paving, with the following percentages of RAP content 0%, 50%, 60%, 70%, 80% and 100%. In mixtures with soil, laboratory tests were conducted for geotechnical characterization, mini-MCV, mass loss by immersion (PI), California Support Compaction Index (ICS), as well as Resilience Modulus (RM) and Permanent Deformation (PD). Chemical analysis of the soil, along with stress-strain analysis using the Elastic Analysis of Multiple Layers (AEMC) software, was performed to determine the mechanical behavior of Soil-RAP mixtures. The results indicated that only Soil-RAP mixtures of 70% and 80% fell within the particle size ranges specified in ES DNIT 141 (DNIT, 2022). The addition of RAP to the soil caused improvements in the mechanical behavior of the mixtures starting from 70% RAP. However, a tendency for PD growth was observed with increasing RAP content in Soil-RAP mixtures in relation to values in the lowest tension pairs. From the stress-strain analysis, it was observed that in the analysis of the unbonded layer interface, none of the pavement configurations met the Nadm ≥ NAASHTO requirement. However, in the adhered condition, the structure that exhibited the greatest useful life for the soil was the B70SB70 configuration, which achieved a Nadm of approximately 1.73 x 10^6. Therefore, this structure demonstrated greater resistance compared to the others studied in the adhered condition of the soil layer.
metadata.dc.subject.en: Soil - RAP (Reclaimed asphalt pavement)
Resilience modulus
Permanent deformation
Mechanistic analysis
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Issue Date: 22-Dec-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.date.available: 2024-07-19T21:13:32Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3237
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