Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Auxílios estudantis para discentes LGBTQIA+ em situação de vínculo familiar rompido em universidades federais brasileiras
Autor(es): Lacerda, Luanna Carolyne Silva de
Orientador(a): Pinho, Paula Hayasi
Membro(a) da banca: Matos, Marília Neri
Membro(a) da banca: Souza, Ionara Magalhães de
Referência: LACERDA, Luanna Carolyne Silva de. Auxílios estudantis para discentes LGBTQIA+ em situação de vínculo familiar rompido em universidades federais brasileiras. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023.
Resumo: Para estudantes lésbicas, gays, bissexuais, trans, queers, intersexuais, assexuais, entre outros, a vivência universitária perpassa pela prevalência e consequências de opressões e represália dentro e fora do ambiente universitário, desafios significativos que afetam sua capacidade de concluir os cursos acadêmicos. Entre os fatores que contribuem para a interrupção dos estudos dessa população, estão o rompimento ou fragilização dos vínculos familiares, decorrente da rejeição familiar devido à homotransfobia ou desrespeito à identidade de gênero. Assim, objetivou-se identificar auxílios estudantis emergenciais e de moradia nas Universidades Federais brasileiras voltados para estudantes LGBTQIA?+ em situação de vínculo familiar fragilizado ou rompido. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo documental, na qual aplicou-se a análise temática. Para tal, foram utilizados os documentos oficiais mais recentes disponibilizados nos portais virtuais de cada universidade federal que abrangessem os auxílios estudantis nas modalidades “moradia” (alojamento ou pecúnia) e “emergencial”. Por meio da pesquisa inicial, de 69 universidades federais foram selecionados 124 documentos para a análise. Desses, 33 documentos, oriundos de 27 universidades federais, contemplaram o objetivo do estudo. Por meio do tratamento e interpretação dos resultados, as seguintes categorias descritivas foram formadas: 1) Modalidades de auxílios e suas especificidades; 2) Critérios para a seleção do público-alvo e situações agravantes de vulnerabilidade; 3) Gestão da demanda de estudantes LGBTQIA+ em situação de rompimento ou fragilização de vínculos familiares. Os documentos de concessão de auxílios estudantis devem considerar critérios como a flexibilização dos requisitos de elegibilidade, permitindo que estudantes LGBTQIA+ em situações de rompimento de vínculos familiares sejam considerados elegíveis independentemente da renda familiar, reconhecendo a necessidade urgente de apoio. Além disso, processos ágeis e adaptativos, como a implementação de fluxos contínuos de concessão de auxílios, podem garantir que os estudantes possam acessá-los imediatamente quando necessário, sem depender de prazos pré-estipulados.
Palavras-chave: Apoio estudantil
LGBTQIA+
Instituições de ensino superior
Permanência acadêmica
Ações afirmativas
Resumo em inglês: For lesbian, gay, bisexual, trans, queer, intersex, asexual students, among others, the university experience goes through the prevalence and consequences of oppression and reprisal inside and outside the academic environment, significant challenges that affect their ability to complete academic courses. Among the factors that contribute for this population to interrupt studies are the rupture or weakening of family ties, resulting from family rejection due to sexual orientation or gender identity. Thus, the objective was to identify emergency student aid and housingaidin Brazilian Federal Universities aimed at LGBTQIA+ students in a situation of fragile or broken family ties. This is a qualitative research, documental study type, where the thematic analysis was applied.The most recent official documents available on the virtual portals of each Federal Universities that covered student aid in the modalities "housing" (accommodation or financial) and "emergency" were used. Through the initial research from69 Federal Universities, 124 documents were selected for the analysis, 33out of thesecontemplate the objective of the study and correspond todocuments from27 Federal Universities. The following descriptive categories were formedby treatment and interpretation of the results: (1) the aid modalities and their specificities; 2) the criteria for the selection of the target audience and aggravating situations of vulnerability (ALS); 3) themanagement of the demand of LGBTQIA+ students in situations of rupture or weakening of family ties. Student aid award documents should consider criteria such as looseningeligibility requirements, allowing LGBTQIA+ students in situations of broken family ties to be considered eligible regardless of family income, for recognizing the urgent need for support. In addition, agile and adaptive processes, such as the implementation of continuous grant flows, can ensure that students mayaccess support immediately when needed, without relying on pre-stipulated deadlines.
Palavras-chave em inglês: Student support
LGBTQIA+
Higher education institutions
Academic permanence
Affirmative action
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Data do documento: 27-Out-2023
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-07-12T18:34:57Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3184
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