Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Kelly Cristina Gomes-
dc.date.accessioned2024-03-15T17:32:56Z-
dc.date.available2024-03-15T17:32:56Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Kelly Cristina Gomes. A violência que se manifesta nas escolas: desafios para intervir na realidade. 62 f. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3153-
dc.description.abstractThis research aims to identify the challenges posed to confront violence at the Primitiva Azevedo de Moraes state school in the city of Conceição do Jacuípe-Ba, to discuss the relationship between violence and school, in general, from the perspective of literature on the subject; identify the forms of violence that are manifested in that Institution and analyze the importance of intersectoral support for coping of violence in schools. Field research was used as a methodology, with qualitative approach based on interviews. The interviews were conducted with five employees of the aforementioned educational institution. The work is structured in three chapters. The first addresses the relationship between violence and school, discussing the concepts that the literature presents about violence and school and its typology. The second chapter will be devoted to the question of the challenges of combating violence at school, the performance of public policies, intersectoral support and the importance of the social worker's action in conjunction with other professionals in the quest to prevent/face the phenomenon. The third chapter presents field research, characterizing the focus school, the types of violence that manifest in it and the challenges posed to face the phenomenon. AND noticeable how much the school is unprepared to combat the problem,clear the importance of the social worker working in education as well as the importance of multisectoral support to combat violence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectIntersetorialidadept_BR
dc.titleA violência que se manifesta nas escolas: desafios para intervir na realidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva identificar os desafios postos para o enfrentamento da violência na escola estadual Primitiva Azevedo de Moraes na cidade de Conceição do Jacuípe-Ba, discutir a relação entre violência e escola, de maneira geral, a partir da literatura sobre o tema; identificar as formas de violência que se manifestam na referida Instituição e analisar a importância do suporte intersetorial para o enfrentamento da violência nas escolas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo, tendo abordagem qualitativa a partir da realização de entrevistas. As entrevistas foram realizadas com cinco funcionárias da referida instituição de ensino. O trabalho está estruturado em três capítulos. O primeiro aborda a relação existente entre violência e escola, discutindo os conceitos que a literatura apresenta sobre violência e violência escolar e sua tipologia. O segundo capítulo irá dedicar-se à questão dos desafios do combate à violência na escola, da atuação das políticas públicas, do suporte intersetorial e da importância da ação do assistente social em articulação com outros profissionais na busca por prevenir/enfrentar o fenômeno. O terceiro capítulo apresenta a pesquisa de campo, caracterizando a escola-foco, os tipos de violência que se manifestam na mesma e os desafios postos para ao enfrentamento do fenômeno. É perceptível o quanto a escola encontra-se despreparada para combater o problema, finado nítida a importância do assistente social atuando na educação bem como da importância do suporte multisetorial para se combater à violência.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Lys Maria Vinhaes-
dc.contributor.referee1Nascimento, Jucileide Ferreira do-
dc.contributor.referee2Nova, Carla Carolina Costa da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.subject.enViolencept_BR
dc.subject.enSchoolpt_BR
dc.subject.enPublic policiespt_BR
dc.subject.enIntersectorialitypt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Violencia_Manifesta_Escolas_TCC_2018.pdf932,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.