Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3136
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Serviço social na educação formal brasileira: expressões da questão social na Escola na Escola Polivalente de Muritiba
Autor(es): Silva, Nayara de Pinho Santana da
Orientador(a): Clemente, Márcia da Silva
Membro(a) da banca: Souza, Sílvia Cristina Arantes de
Membro(a) da banca: Rebouças, Jussiana Silva dos Santos
Referência: SILVA, Nayara de Pinho Santana da. Serviço social na educação formal brasileira: expressões da questão social na Escola na Escola Polivalente de Muritiba. 109 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2016.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso surge das inquietações da autora sobre as expressões da questão social vinculada a educação formal no município de Muritiba-Bahia. Apresenta como objetivo geral: compreender quais expressões da questão social são percebidas pela comunidade escolar que demandam a participação interventiva do Serviço Social na Escola Polivalente de Muritiba. E propõe como objetivos específicos: abordar aspectos históricos da educação no Brasil, bem como a perspectiva Freireana na sociedade; Analisar brevemente aspectos históricos do Serviço social na educação bem como as expressões da questão social presente no âmbito escolar; compreender quais expressões da Questão social são percebidas pela comunidade escolar Polivalente de Muritiba que demandam a intervenção do serviço Social. A questão problema que norteia a pesquisa de campo centra-se na seguinte indagação: Quais expressões da questão social são percebidas pela comunidade escolar que demandam a participação interventiva do serviço social na Escola Polivalente de Muritiba? Para o alcance dos objetivos propostos, desenvolvemos o trabalho em três capítulos. No primeiro capítulo deste trabalho analisaremos o breve histórico da educação formal brasileira, bem como sua análise a partir do legado de Paulo Freire, o qual escolhemos para pleitear nossa linha de análise da educação. No capítulo segundo abordaremos breve histórico do Serviço social na educação para nos dar um parâmetro histórico do processo de consolidação da profissão, bem como abordaremos o conceito de questão social, e suas expressões no campo educacional, com ênfase na escola, a qual se configura como objeto de pesquisa. No terceiro e último capítulo Abordaremos um breve histórico do Município de Muritiba-ba bem como da Escola Polivalente. Abordaremos também a análise da pesquisa de campo, realizada junto a 21 funcionários da Escola Polivalente de Muritiba e um grupo focal com a participação de 9 estudantes, nos proporcionando fazer a análise critica das expressões da Questão social na referida escola. Este estudo não pretende ser exaustivo nem conclusivo, pretende subsidiar discussões sobre as expressões da questão social na educação formal e seus rebatimentos na sociedade.
Palavras-chave: Serviço social
Educação
Questão social
Resumo em inglês: This course conclusion work arises from the author's concerns about the terms of the social question linked to formal education in the municipality of MuritibaBahia. It presents the general objective: understand what expressions of social issues are perceived by the school community who demand interventional participation of Social Work at the School of Polyvalent Muritiba. It proposes the following objectives: addressing historical aspects of education in Brazil, and the Paulo Freire perspective in society; briefly analyze historical aspects of social service in education as well as expressions of social issues present in the school; understand what expressions of the social question are perceived by the school community Polivalente of Muritiba that require the intervention of social service. The question problem that guides the field research focuses on the following question: What expressions of social issues are perceived by the school community who demand interventional participation of social work at the School of Polyvalent Muritiba? To achieve the proposed objectives, develop work in three chapters. In the first chapter of this work we analyze the brief history of Brazilian formal education as well as their analysis from the legacy of Paulo Freire, who chose to plead our analysis of online education. In the second chapter we discuss brief history of social service in education to give us a historical parameter of the profession consolidation process and discuss the concept of social issue, and their expressions in the educational field, with emphasis on the school, which is configured as object of research. In the third and final chapter we will cover a brief history of the City of Muritiba-ba and the Polyvalent School. We will also explore the analysis of field research conducted with 21 employees Polyvalent School Muritiba and a focus group with the participation of 9 students, providing us do the critical analysis of the expressions of the social question in this school. This study is not intended to be exhaustive or conclusive, want support discussions on the terms of the social question in formal education and their repercussions in society.
Palavras-chave em inglês: Social Services
Education
Social Issues
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Data do documento: 4-Ago-2016
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3136
Aparece na(s) coleção(ões):CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Servico_Social_Educacao_TCC_2016.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.