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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3115
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Titre: | "Se eu já cheguei até aqui, eu vou chegar até o final": perspectivas da permanência universitária |
metadata.dc.creator: | Lôbo, Jéssica Ferreira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Leite, Rita de Cássia Nascimento |
metadata.dc.contributor.referee1: | Alves, Josineide Vieira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Roberval Passos de |
Référence bibliographique: | LÔBO, Jéssica Ferreira. "Se eu já cheguei até aqui, eu vou chegar até o final": perspectivas da permanência universitária. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar aspectos que contribuem para a permanência de estudantes de camadas populares no campus de uma universidade pública federal. Para tanto, foram realizadas entrevistas com cinco discentes, que foram assistidas em um projeto de extensão que atende ingressantes na universidade, com a finalidade de identificar e analisar, a partir das experiências relatadas, fatores envolvidos na permanência das estudantes, estratégias utilizadas por elas para permanecer e possíveis interações entre a intenção de desistir e de continuar seus cursos. Os relatos apontaram que o intento de desistência e permanência podem se entrelaçar, a todo momento, durante a trajetória de estudantes de camadas populares num curso universitário e que fatores institucionais, pessoais e coletivos podem ser fundamentais para a promoção da permanência. |
Mots-clés: | Permanência universitária Ensino superior público Políticas institucionais |
Résumé: | This research aimed to investigate aspects that contribute to the permanence of students from popular classes on the campus of a public federal university. To this end, interviews were carried out with five students, who were assisted in an extension project that serves new students at the university, with the purpose of identifying and analyzing, based on the reported experiences, factors involved in the students' permanence, strategies used by them to remaining and possible interactions between the intention to drop out and to continue their courses. The reports pointed out that the intention to withdraw and remain can be intertwined, at any time, during the trajectory of students from lower classes in a university course and that institutional, personal and collective factors can be fundamental in promoting retention. |
metadata.dc.subject.en: | University stay Public higher education Institutional policies |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Date de publication: | 29-jui-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-03-07T21:22:03Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3115 |
Collection(s) : | CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC |
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