Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Título : Aprendendo a fazer política de resistência: escrevivência de uma graduanda preta da zona rural
metadata.dc.creator: Malta, Ramoni Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Tavares, Jeane Saskya Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Canário, Lilian Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Adrielle de Matos Borges
Citación : MALTA, Ramoni Alves. Aprendendo a fazer política de resistência: escrevivência de uma graduanda preta da zona rural. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Narrar uma parte da sua própria história é uma tarefa difícil, porque é falar de atravessamentos, é reviver e repensar. E assim, cheia de afetações, inclusive no próprio processo da escrita, que nasce este trabalho. É neste envolvimento que me percebo, e desse modo, não vejo como desenvolvê-lo sem trazer um pouco da minha construção e reconhecimento deste EU NEGRA, que também ocupa e se constitui na Universidade Pública e no espaço rural de onde venho. O objetivo deste trabalho é analisar, através da escrevivência e revisão de literatura, como a Universidade, mesmo que fomente espaços para debates sobre raça, classe e gênero, ainda é uma instituição que mantém um padrão branco, colonial, hegemônico e faz a manutenção de hierarquias de poder. E demonstrar, a partir da experiência de uma mulher preta do espaço rural, que essa vivência pode convergir e também divergir das experiências do analisar urbano. As considerações finais apontam para a importância de trabalhos como este para a Psicologia, porque revelam como as modificações nas bases de saber precisam partir da transgressão dos aportes teóricos, acolhendo as narrativas e saberes populares que secularmente sofrem com o genocídio e epistemicídio. Este trabalho surge como um disparador para a construção de outras epistemologias. É uma evidência científica através da escrevivência.
Palabras clave : Escrevivência
Universidade
Mulher negra
Educação Pública
Resumen : Narrating a part of your own story is a difficult task, because it means talking about crossings, reliving and rethinking. And so, full of affectations, including in the writing process itself, this work was born. It is in this involvement that I see myself, and in this way, I do not see how to develop it without bringing a little of my construction and recognition of this BLACK SELF, which also occupies and constitutes itself in the Public University and in the rural space where I come from. The objective of this work is to analyze, through writing and literature review, how the University, even though it fosters spaces for debates about race, class and gender, is still an institution that maintains a white, colonial, hegemonic standard and maintains power hierarchies. And demonstrate, based on the experience of a black woman from rural areas, that this experience can converge and also diverge from the experiences of urban analysis. The final considerations point to the importance of works like this for Psychology, because they reveal how changes in the bases of knowledge need to start from the transgression of theoretical contributions, embracing the narratives and popular knowledge that have suffered for centuries from genocide and epistemicide. This work appears as a trigger for the construction of other epistemologies. It is scientific evidence through writing.
metadata.dc.subject.en: Writing
University
Black woman
Public education
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Fecha de publicación : 29-jul-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-03-04T17:16:29Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3099
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