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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3062
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Bacharelado |
Título: | Parâmetros de controle em termografia embarcada em drone: uma análise da literatura |
Autor(es): | Nogueira, Elaine Maria Almeida |
Orientador(a): | Passuello, Alexandra Cruz |
Membro(a) da banca: | Ferreira, Rogelma Maria da Silva |
Membro(a) da banca: | Pereira, William da Silva |
Membro(a) da banca: | Gonçalves, Vanessa Gomes |
Resumo: | A aplicação da termografia infravermelha em inspeções prediais é uma técnica não destrutiva que possibilita a rápida obtenção de resultados e a visualização do gradiente térmico dos materiais, auxiliando na identificação de anomalias e falhas. Como aliados, os drones tem sido fundamentais na realização de inspeções prediais em locais de difícil acesso, pois possibilitam o embarque de diferentes sensores, incluindo os térmicos. Entretanto, na realização de ensaios não destrutivos de termografia infravermelha embarcada em drones, algumas condições de contorno devem ser consideradas para a coleta dos dados, visto que vários são os fatores que podem interferir nos resultados dos termogramas. O objetivo deste estudo é apresentar os fatores que com base na literatura influenciam na leitura dos termogramas em inspeções prediais e como estes podem ser impactados quando drones são utilizados com dispositivo de transporte. O método foi baseado em uma revisão da literatura que buscou entender os conceitos físicos por trás das leituras de uma câmera termográfica, de que forma a termografia infravermelha tem sido utilizada como ensaio não destrutivo em inspeções prediais com e sem drone, bem como quais os fatores que podem interferir nos resultados dos ensaios. Para isso foi realizada uma pesquisa nos Periódicos CAPES sobre trabalhos referentes ao uso da termografia infravermelha e dos drones em inspeções prediais, tanto individualmente, como de forma concomitante, filtrando os mais relevantes para a compreensão dos fatores influentes. Foi possível verificar que inúmeros são os fatores já estudados que influenciam os resultados obtidos em uma análise térmica para identificação de anomalias e falhas em edificações. Estes fatores foram apontados neste artigo. Entretanto, foi possível perceber que ainda existem lacunas quanto a interferência da obtenção de termogramas por imagens obtidas por drones, visto que estes veículos aéreos não tripulados também possuem limitações na sua utilização. Conclui-se que, para a obtenção de resultados satisfatórios e a correta leitura do termograma, quando as imagens são obtidas pelos sensores embarcados em drones, é necessário considerar uma série de fatores que foram apontados na literatura. Porém, percebeu-se que o entendimento dos fatores adicionais que podem influenciar as leituras térmicas quando o ensaio é realizado por sensores embarcados ainda não está claro na literatura. Este artigo pode indicar o caminho das pesquisas futuras para a identificação das limitações do uso desses dispositivos associados, até que seja possível encontrar um procedimento padrão para a realização de ensaios sem a distorção de resultados. |
Palavras-chave: | Termografia infravermelha Drone Inspeção predial Engenharia diagnóstica |
Resumo em inglês: | The application of infrared thermography in building inspections is a non-destructive technique that enables the rapid achievement of results and the visualization of the thermal gradient of materials, assisting in the identification of anomalies and failures. As allies, drones have been fundamental in conducting building inspections in places of difficult access, because they allow the boarding of different ensors, including thermal ones. However, when performing non-destructive testing of infrared thermography on drones, some boundary conditions must be considered for data collection, since there are several factors that may interfere with the results of thermograms. The objective of this study is to present the factors that based on the literature influence the reading of thermograms in building inspections and how these can be impacted when drones are used with a transportation device. The method was based on a literature review that sought to understand the physical concepts behind the readings of a thermal camera, how infrared thermography has been used as a non-destructive test in building inspections with and without a drone, as well as what factors can interfere with the test results. For this, a search was conducted in CAPES journals on papers related to the use of infrared thermography and drones in building inspections, both individually and concomitantly, filtering the most relevant for the understanding of the influential factors. It was possible to verify that numerous are the factors already studied that influence the results obtained in a thermal analysis to identify anomalies and failures in buildings. These factors were pointed out in this article. However, it was possible to realize that there are still gaps regarding the interference of obtaining thermograms by images obtained by drones, since these unmanned aerial vehicles also have limitations in their use. We conclude that, to obtain satisfactory results and a correct thermogram reading, when the images are obtained by sensors on drones, it is necessary to consider a number of factors that have been pointed out in the literature. This article can point the way for future research to identify the limitations of using these associated devices, until it is possible to find a standard procedure for performing tests without distortion of results. |
Palavras-chave em inglês: | Infrared thermography Drone Building inspection Diagnostic engineering |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Data do documento: | 14-Mar-2022 |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-01-29T11:36:19Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3062 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETEC - Bacharelado em Engenharia Civil - TCC |
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