Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Entre fios, retalhos e uma colcha: as costuras da escola Família Agrícola Padre André em Correntina- Bahia
Autor(es): Souza, Jakeline Honória de
Orientador(a): Oliveira, Carlos Adriano da Silva
Membro(a) da banca: Meira, Anailma de Oliveira
Membro(a) da banca: Carvalho, Franklin Plesmann de
Membro(a) da banca: Costa, Tiago Pereira da
Referência: SOUZA, Jakeline Honória de. Entre fios, retalhos e uma colcha: as costuras da escola Família Agrícola Padre André em Correntina- Bahia, Amargosa-BA. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar os sentidos atribuídos por sujeitos envolvidos no processo histórico da Escola Família Agrícola Padre André (EFAPA), no município de Correntina – Bahia, sobre os desdobramentos dessa ação nos modos de vida do território. A investigação foi motivada por experiências de estudo e pesquisa no curso Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias, no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB), campus Amargosa - BA. Também destacamos contribuições a partir de estudos e problematizações feitas no Grupo de Pesquisa Docência Currículo e Formação – (DOCFORM), no grupo de Pesquisa e Extensão - Nova Cartografia Social – (NEA). O trabalho apresentou conjecturas acerca das Escolas Famílias Agrícolas, trazendo especificidades da EFAPA, situada no município de Correntina, região Oeste da Bahia. Dissertou sobre as origens da Pedagogia da Alternância e seus principais elementos pedagógicos, princípios e atores que a constroem ao longo do tempo. A metodologia orientou-se por meio da abordagem qualitativa de pesquisa com a revisão de literatura sobre o tema, análise documental e entrevistas semiestruturadas com agentes sociais que viabilizaram a implantação da EFA. Para discutir os dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo. O estudo fundamentou-se em leituras da Educação Popular e da Pedagogia da Alternância. A escuta foi imprescindível para reflexão sobre motivações, limites e possibilidades para manutenção do projeto de desenvolvimento da EFAPA ao longo dos seus mais de 28 anos. Como resultados, o estudo apontou diversas potencialidades da Pedagogia da Alternância, sua configuração como alternativa de educação emancipadora. A escuta evidenciou o trabalho de base como um grande aliado no processo de formação dos sujeitos envolvidos na EFAPA. Também refletiram sobre as dificuldades das escolas do campo atreladas principalmente à desassistência dos órgãos competentes (ausência de política pública efetiva), bem como é crucial refletir sobre estratégias de autogestão financeira e administrativa como alternativa de existência das EFAs. Os depoimentos indicam que o agronegócio é um grande vilão para o povo camponês e para o modo de fazer educação na EFAPA, e que a disputa por terra e água nesse território estão atreladas também à disputa por conhecimento, portanto são faces da mesma luta.
Palavras-chave: Pedagogia da Alternância
Educação do Campo
EFAs
Resumo em inglês: The present work aimed at analyzing the meanings attributed by subjects involved in the historical process of the Padre André Agricultural Family School (EFAPA), in the municipality of Correntina - Bahia, about the unfolding of this action in the ways of life of the territory. The research was motivated by study and research experiences in the course Licenciatura em Educação do Campo with emphasis in Agricultural Sciences, at the Teacher Training Center of the Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB), Amargosa campus - BA. We also highlighted contributions from studies and problematizations made in the Teaching, Curriculum and Training Research Group (DOCFORM), and in the Research and Extension Group - New Social Cartography (NEA). The work presented conjectures about the Family Agricultural Schools, bringing specificities of EFAPA, located in Correntina, Western Bahia. It talked about the origins of the Pedagogy of Alternating Cycle and its main pedagogical elements, principles, and actors that build it over time. The methodology was guided by a qualitative research approach with a literature review on the theme, document analysis, and semi-structured interviews with social agents who made the implementation of the EFA possible. To discuss the data we used the content analysis technique. The study was based on readings of Popular Education and Alternating Cycle Pedagogy. Listening was essential for reflection on the motivations, limits, and possibilities for maintaining EFAPA's development project over its more than 28 years. As a result, the study pointed out several potentialities of the Pedagogy of Alternating Cycle, its configuration as an alternative of emancipating education. The listening highlighted the work at the grassroots as a great ally in the formation process of the subjects involved in EFAPA. They also reflected on the difficulties of the rural schools linked mainly to the lack of assistance from the competent organs (absence of effective public policy), as well as the crucial importance of reflecting on strategies of financial and administrative self-management as an alternative for the existence of the EFAPAs. The testimonials indicate that agribusiness is a great villain for the peasant people and for the way of doing education in EFAPA, and that the dispute for land and water in this territory are also linked to the dispute for knowledge, therefore they are faces of the same struggle.
Palavras-chave em inglês: Pedagogy of Alternating Cycle
Rural Education
EFAs
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 15-Dez-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2996
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