Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas CETEC - Cursos de Graduação CETEC - Bacharelado em Engenharia Civil - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Caracterização e classificação de solos típicos do Recôncavo Baiano para fins rodoviários
Autor(es): Malaquias, Gabriela Antonia Pinto
Orientador(a): Almeida, Mario Sergio de Souza
Membro(a) da banca: Pereira, Diego de Almeida
Membro(a) da banca: Galindo, José Roberto Fernandes
Resumo: Este estudo analisou a aptidão de três solos típicos do Recôncavo Baiano para utilização em camadas estruturais de pavimentos rodoviários. Realizou-se ensaios de análise química, compactação na energia Proctor normal, CBR [Índice de Suporte Califórnia (ISC)] e as classificações TRB, MCT e Resiliente. Por fim, foram correlacionados os comportamentos indicados em cada classificação com o tipo de argilomineral presente na fração fina de cada solo. Os resultados obtidos indicam que a classificação MCT é a mais adequada, pois leva em consideração parâmetros mecânicos e hidráulicos dos solos e que o tipo de argilomineral é determinante no comportamento do solo. Dois dos três solos estudados apresentaram resultados satisfatórios, permitindo o uso de solos de ocorrência locais como camadas de pavimentos de baixo custo.
Palavras-chave: TRB (Solos tipicos do Recôncavo Baiano)
MCT (Miniatura, compactado e tropical)
Resiliente
Solos lateríticos
Massapê
Argilomineral
Resumo em inglês: This study analyzed the suitability of three soils typical of the Recôncavo Baiano for use in structural layers of road pavements. Chemical analysis tests, compaction in normal Proctor energy, California support index and TRB, MCT and Resilient classifications were performed. Finally, the behaviors indicated in each classification were correlated with the type of clay found in the fine fraction of each soil. The results obtained indicate that the MCT classification is the most appropriate, as it takes into account mechanical and hydraulic parameters of the soils and that the type of clay is determinant in the behavior of the soil. Two of the three soils studied showed satisfactory results, allowing the use of locally occurring soils as low-cost pavement layers.
Palavras-chave em inglês: TRB (Typical soils from Recôncavo Baiano)
MCT (Miniature, compacted and tropical)
Resilient
Laterite soils
Massapê
Claymineral
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Data do documento: 16-Dez-2020
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-12-12T20:42:00Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2976
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