Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Supervisão de estágio em serviço social: desafios no processo de formação dos discentes da UFRB
Autor(es): Silva, Tatiana Santos da
Orientador(a): Souza, Rosenária Ferraz de
Membro(a) da banca: Rozendo, Francisco Henrique da Costa
Membro(a) da banca: Lima, Ramile Andrade de
Referência: SILVA, Tatiana Santos da. Supervisão de estágio em serviço social: desafios no processo de formação dos discentes da UFRB. 2013. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2013.
Resumo: O presente trabalho é direcionado para discutir o processo de formação profissional em Serviço Social no âmbito da supervisão de estágio, que é um instrumento propositivo para a dimensão formativa e detêm o potencial para desenvolvimento da competência profissional qualificada dos/as assistentes sociais. Nesse sentido, como os sujeitos que constituem o estágio agem para superar os desafios impostos na efetivação da formação profissional compromissada com os princípios ético-políticos da referida categoria profissional. A supervisão de estágio é um elemento primordial à formação, tanto no campo acadêmico como no processo de operacionalizar a intervenção profissional, uma vez que fornece os elementos necessários para uma formação crítica, com reflexões, questionamentos, investigações e proposições acerca da realidade social, cuja finalidade é a de encontrar possibilidades viáveis para superar os limites, e intervir nas diversas expressões da questão social. Assim, a supervisão pode contribuir para a capacitação dos graduandos, bem como dos profissionais supervisores envolvidos nesse processo. A supervisão de estágio é um dos pilares da formação profissional, extremamente importante para ratificar a aprendizagem entre as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, bem como vivenciar a atuação profissional dos assistentes sociais. Portanto, problematiza-se como a supervisão de estágio tem fornecido contributos para o desenvolvimento da competência profissional alicerçada ao projeto ético-político, e em que medida, as condições objetivas e subjetivas têm dificultado a realização do estágio supervisionado e da supervisão direta de estágio na desafiante tarefa de promover a capacitação profissional dos assistentes sociais. Neste propósito adota-se a abordagem crítica dialética e a pesquisa qualitativa para o desenvolvimento do estudo da referida temática, evidenciando a necessidade de estabelecer procedimentos e estratégias que potencialize a disciplina de estágio supervisionado para que possa contribuir significativamente no processo formação profissional dos graduandos de Serviço Social.
Palavras-chave: Serviço social
Formação profissional
Supervisão de estágio
Estágio supervisionado
Resumo em inglês: The present work is aimed to discuss the process of training in social work under probation supervision, which is an instrument for the formative dimension propositional and hold the potential for development of the professional competence of qualified/social workers. Accordingly, as the subjects that constitute the stage act to overcome the challenges posed in the effectiveness of training committed to the ethical and political principles of that profession. The probation supervision is a key element to training, both in academic field and in the process of operationalizing professional intervention, as it provides the necessary elements for a critical formation, with reflections, inquiries, investigations and proposals about social reality, whose purpose is to find viable possibilities to overcome the limitations, and intervene in the various expressions of social issues. Thus, the supervision can contribute to the training of graduate students, as well as professional supervisors involved in this process. The probation supervision is one of the pillars of training, extremely important to ratify learning between the theoretical- methodological, ethical-political and technical- operative and experience the work of professional social workers. So problematizes as probation supervision has provided input to the development of professional competence underpinned the ethical-political project, and to what extent, the objective and subjective conditions have hampered the implementation of supervised and direct supervision of the stage-challenging task of promoting the professional training of social workers. This purpose we adopt the approach dialectical critique and qualitative research for the development of the study of that theme, highlighting the need to establish procedures and strategies that leverage the discipline of supervised so that it can contribute significantly in the training process.
Palavras-chave em inglês: Social work
Training
Probation supervision
Supervised
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Data do documento: 23-Out-2013
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-11-21T17:42:41Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2894
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