Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Jamile Pimentel de-
dc.date.accessioned2023-10-18T17:52:01Z-
dc.date.available2023-10-18T17:52:01Z-
dc.date.issued2016-08-03-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2825-
dc.description.abstractConsidering the importance of knowing how to handle the teaching relationship - learning for teacher training, this work aimed to identify which teaching model and the epistemological derivation is being used in biology lessons in two high school classes in a College of State network of Education, in Cachoeira, Bahia, during the process of the supervised stage Degree in the Federal University of Bahia Reconcavo Biological Sciences. To this end, we conducted a descriptive, qualitative study and to deepen the topic, bibliographic research and a documentary, with analysis of the Pedagogic Political Project (PPP) of the College. It was used as instruments for data collection in the classroom, the non-participant observation with annotation in a field diary. Later, the data were submitted to thematic content analysis of Bardin and the theoretical framework that guided the identification of pedagogical models and epistemological derivations. The observations and documentary analysis of the PPP showed dichotomy between this socio-interactionist perspective of the College and the predominance of directive pedagogy and empiricist epistemology, which effectively have been used in biology classes this school. Thus, it was possible to understand the relationships developed in the classroom, providing opportunities for the development of reflective process that strengthen the teaching identity. It is suggested that the process of observation during the stages in teacher education is permeated by identifications of pedagogical models for contribution in the critical training and conscious of the professor of biology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectModelospt_BR
dc.subjectCachoeira (BA)pt_BR
dc.titleIdentificando modelos pedagógicos e derivações epistemológicas no estágio supervisionadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoConsiderando a importância de conhecer a maneira como se processa a relação ensino-aprendizado para a formação docente, este trabalha objetivou identificar qual modelo pedagógico e a derivação epistemológica estão sendo utilizados nas aulas de Biologia em duas turmas do Ensino Médio em um colégio da rede estadual de ensino de Cachoeira, Bahia, durante o processo de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Para tal, foi realizado um estudo descritivo, qualitativo e, para aprofundar no tema, uma pesquisa bibliográfica e outra documental com análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) do colégio. Foi utilizada como instrumento para coleta de dados em sala de aula a observação não participante, com anotação em diário de campo. Posteriormente os dados foram submetidos à análise de conteúdo temático de Bardin e ao referencial teórico, que direcionou a identificação dos modelos pedagógicos e derivações epistemológicas. As observações e a análise documental do PPP mostraram dicotomia entre esta perspectiva sócio-interacionista do colégio e a predominância da pedagogia diretiva e epistemologia empirista, que efetivamente tem se utilizado nas aulas de Biologia deste colégio. Sendo assim, foi possível entender as relações desenvolvidas em sala de aula, oportunizando o desenvolvimento do processo reflexivo, de maneira a fortalecer a identidade docente. Sugere-se que o processo de observação durante os estágios na formação de professores seja permeado por identificações dos modelos pedagógicos para contribuição na formação crítica e consciente do professor de Biologia.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Avila, Gabriel da Costa-
dc.contributor.referee1Nova, Carla Carolina Costa da-
dc.contributor.referee2Melo, Pedro Nascimento-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enInternshippt_BR
dc.subject.enEpistemologypt_BR
dc.subject.enPedagogypt_BR
dc.subject.enModelspt_BR
dc.subject.enCachoeira (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Identificando_Modelos_Pedagogicos_TCC_2016 (1).pdf788,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.