Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2821
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Especialização |
Titre: | Gestão de sedes de grupos de teatro: espaços dedicados à subjetividade, à memória, à percepção e ao conhecimento |
metadata.dc.creator: | Correia, Thiago Carvalho de Sousa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Vieira, Mariella Pitombo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Borges, Paula Alice Bapptista |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Luciano Simões de |
Référence bibliographique: | CORREIA, Thiago Carvalho de Sousa. Gestão de sedes de grupos de teatro: espaços dedicados à subjetividade, à memória, à percepção e ao conhecimento. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Política e Gestão Cultural) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2020. |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre a existência de sedes de grupos de teatro na cidade de Salvador (BA), através das suas manutenções e permanências enquanto grupalidade. São observados o grupo de teatro Finos Trapos (2003) e o Coletivo das Liliths (2013) com a gestão da Evoé Casa de Criação (2017) e A Outra Companhia de Teatro (2004) com a gestão da Casa d‟A Outra (2013) e seus históricos de ocupação de distintos espaços, sejam eles garagens, teatros, centros públicos de economia solidária e capelas de residências universitárias. Essa é uma pesquisa qualitativa e descritiva pautada na pesquisa-ação uma vez que o pesquisador é também participante ativo, ou seja, é objeto de estudo e sujeito de uma pesquisa e de uma transformação social que é construída coletivamente. Na introdução é traçada uma linha cronológica de criação e desenvolvimento dos grupos e seus caminhos em busca de seus espaços-sedes e, em seguida, são apresentadas reflexões sobre os desafios de equalização da pesquisa; sobre o conceito de teatro de grupo; sobre o modelo cooperativo de trabalho e sobre o entendimento de sede enquanto lugar dedicado à subjetividade, memória e percepção dos grupos de teatro. Para tanto, faz-se necessário o aporte de autores como: PORTO (2019); MARX (1971); GUINSBURG (2009); SCHETTINI, 2009; KAUARK, LEAL e RATTES (2019), dentre outros. |
Mots-clés: | Política cultural Cultura - Gestão Teatro |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Políticas e Gestão Cultural |
Date de publication: | 10-déc-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2020-03-07 |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2821 |
Collection(s) : | CECULT - Especialização em Políticas e Gestão Cultural - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Gestao_Sedes_Grupos_TCC_2020.pdf | 364,58 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.