Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2789
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Especialização
Titre: Dificuldades enfrentadas por estudantes nas instituições federais de ensino superior: a UFRB em perspectiva comparada
metadata.dc.creator: Silva, Lisiane Pires
metadata.dc.contributor.advisor1: Meireles, Everson
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rabelo, Dóris Firmino
Référence bibliographique: SILVA, Lisiane Pires. Dificuldades enfrentadas por estudantes nas instituições federais de ensino superior: a UFRB em perspectiva comparada. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo buscou avaliar de forma comparativa as dificuldades enfrentadas pelos estudantes das IFES brasileiras do Nordeste, UFRB e dos seus Centros de Ensino. Baseou-se em uma análise documental, exploratória e descritiva das informações extraídas do relatório que caracteriza o “Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação da UFRB: estatísticas 2018” (UFRB/SIADI, 2019). O artigo apresenta as mudanças enfrentadas pelos estudantes na transição do ensino médio para o ensino superior e por sua vez as dificuldades vivenciadas por esses estudantes após essas mudanças. Dentre os resultados apresentados chama-se atenção que mais de 80% dos estudantes do Brasil, Nordeste, UFRB e Centros de estudo apresentam algum tipo de dificuldade emocional ao longo do período da graduação e, em contrapartida, uma baixa a incidência de busca por cuidados psicológicos e psiquiátricos por parte dos estudantes.
Mots-clés: Adaptação acadêmica
Aprendizagem
Saúde
Instituições Federais de Ensino
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Résumé: This article sought to compare the difficulties faced by students from Brazilian IFES in the Northeast, UFRB and their Teaching Centers in a comparative way. It was based on a documentary, exploratory and descriptive analysis of the information extracted from the report that characterizes the “Socioeconomic and cultural profile of undergraduate students at UFRB: statistics 2018” (UFRB / SIADI, 2019). The article presents the changes faced by students in the transition from high school to higher education and in turn the difficulties experienced by these students after these changes. Among the results presented, it is noteworthy that more than 80% of students in Brazil, the Northeast, UFRB and study centers have some type of emotional difficulty during the undergraduate period and, in contrast, a low incidence of seeking care psychological and psychiatric problems on the part of the students.
metadata.dc.subject.en: Academic adaptation
Learning
Health
Federal Educational Institutions
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.description.abstract-es: Este artículo buscó evaluar comparativamente las dificultades que enfrentan los estudiantes de IFES brasileños en el Nordeste, UFRB y sus Centros de Enseñanza. Se basó en un análisis documental, exploratorio y descriptivo de la información extraída del informe que caracteriza el “Perfil socioeconómico y cultural de los estudiantes de pregrado de la UFRB: estadísticas 2018” (UFRB / SIADI, 2019). El artículo presenta los cambios que enfrentan los estudiantes en la transición de la escuela secundaria a la educación superior y, a su vez, las dificultades que experimentaron estos estudiantes luego de estos cambios. Entre los resultados presentados, se destaca que más del 80% de los estudiantes en Brasil, Nordeste, UFRB y centros de estudios tienen algún tipo de dificultad emocional durante el período de graduación y, en contraste, una baja incidencia de búsqueda de atención por problemas psicológicos y psiquiátricos. por parte de los estudiantes.
metadata.dc.subject.es: Adaptación académica
Aprendiendo
Salud
Instituciones Educativas Federales
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde
Date de publication: 14-mai-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Description: Trabalho de Conclusão de Curso, em formato de artigo, elaborado de acordo com as normas da revista Triângulo.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-10-09T16:53:01Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2789
Collection(s) :CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Dificuldades_Enfrentadas_Estudantes_TCC_2021.pdf315,2 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.