Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2789
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Especialização |
Título: | Dificuldades enfrentadas por estudantes nas instituições federais de ensino superior: a UFRB em perspectiva comparada |
Autor(es): | Silva, Lisiane Pires |
Orientador(a): | Meireles, Everson |
Coorientador(a): | Rabelo, Dóris Firmino |
Referência: | SILVA, Lisiane Pires. Dificuldades enfrentadas por estudantes nas instituições federais de ensino superior: a UFRB em perspectiva comparada. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021. |
Resumo: | O presente artigo buscou avaliar de forma comparativa as dificuldades enfrentadas pelos estudantes das IFES brasileiras do Nordeste, UFRB e dos seus Centros de Ensino. Baseou-se em uma análise documental, exploratória e descritiva das informações extraídas do relatório que caracteriza o “Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação da UFRB: estatísticas 2018” (UFRB/SIADI, 2019). O artigo apresenta as mudanças enfrentadas pelos estudantes na transição do ensino médio para o ensino superior e por sua vez as dificuldades vivenciadas por esses estudantes após essas mudanças. Dentre os resultados apresentados chama-se atenção que mais de 80% dos estudantes do Brasil, Nordeste, UFRB e Centros de estudo apresentam algum tipo de dificuldade emocional ao longo do período da graduação e, em contrapartida, uma baixa a incidência de busca por cuidados psicológicos e psiquiátricos por parte dos estudantes. |
Palavras-chave: | Adaptação acadêmica Aprendizagem Saúde Instituições Federais de Ensino Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Resumo em inglês: | This article sought to compare the difficulties faced by students from Brazilian IFES in the Northeast, UFRB and their Teaching Centers in a comparative way. It was based on a documentary, exploratory and descriptive analysis of the information extracted from the report that characterizes the “Socioeconomic and cultural profile of undergraduate students at UFRB: statistics 2018” (UFRB / SIADI, 2019). The article presents the changes faced by students in the transition from high school to higher education and in turn the difficulties experienced by these students after these changes. Among the results presented, it is noteworthy that more than 80% of students in Brazil, the Northeast, UFRB and study centers have some type of emotional difficulty during the undergraduate period and, in contrast, a low incidence of seeking care psychological and psychiatric problems on the part of the students. |
Palavras-chave em inglês: | Academic adaptation Learning Health Federal Educational Institutions Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Resumo em espanhol: | Este artículo buscó evaluar comparativamente las dificultades que enfrentan los estudiantes de IFES brasileños en el Nordeste, UFRB y sus Centros de Enseñanza. Se basó en un análisis documental, exploratorio y descriptivo de la información extraída del informe que caracteriza el “Perfil socioeconómico y cultural de los estudiantes de pregrado de la UFRB: estadísticas 2018” (UFRB / SIADI, 2019). El artículo presenta los cambios que enfrentan los estudiantes en la transición de la escuela secundaria a la educación superior y, a su vez, las dificultades que experimentaron estos estudiantes luego de estos cambios. Entre los resultados presentados, se destaca que más del 80% de los estudiantes en Brasil, Nordeste, UFRB y centros de estudios tienen algún tipo de dificultad emocional durante el período de graduación y, en contraste, una baja incidencia de búsqueda de atención por problemas psicológicos y psiquiátricos. por parte de los estudiantes. |
Palavra em espanhol: | Adaptación académica Aprendiendo Salud Instituciones Educativas Federales Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde |
Data do documento: | 14-Mai-2021 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
Informação(ões) adicional(is): | Trabalho de Conclusão de Curso, em formato de artigo, elaborado de acordo com as normas da revista Triângulo. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-10-09T16:53:01Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2789 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dificuldades_Enfrentadas_Estudantes_TCC_2021.pdf | 315,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.