Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2788
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: Interfaces entre educação interprofissional e habilidades sociais: aproximações possíveis?
metadata.dc.creator: Santos, Lays Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Adriana Lourenço
metadata.dc.contributor.referee1: Maia, Willian Tito
metadata.dc.contributor.referee2: Conceição, Djenane Brasil da
Référence bibliographique: SANTOS, Lays Silva. Interfaces entre educação interprofissional e habilidades sociais: aproximações possíveis?. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esforços relativos à reorientação do processo formativo em saúde vêm sendo notados, dentre estes, encontram-se o Programa de Educação pelo Trabalho PET-Saúde, os programas de residências multiprofissionais e os programas de educação continuada; todos voltados para uma formação interprofissional a partir de práticas colaborativas e de uma horizontalidade no cuidado. Nesse contexto, a Educação Interprofissional (EIP) apresenta dimensões para a articulação e o desenvolvimento de competências colaborativas. No entanto, diante de uma cultura uniprofissional ainda tão presente na formação e atuação em saúde, é possível encontrar resistência para inserção dessa perspectiva de formação e trabalho em equipe, principalmente ao considerar as características interpessoais tidas como fundamentais nas relações de trabalho. Enquanto isso, o campo teórico-prático das habilidades sociais (HS) apresenta estudos e técnicas para o desenvolvimento e/ou aprimoramento interpessoal em diferentes contextos, dentre eles na saúde. O campo das habilidades sociais dispõe de instrumentos de avaliação e de intervenção para o desempenho socialmente habilidoso de sujeitos em diversas situações, por exemplo: na comunicação consideram-se inúmeros elementos para análise do objetivo e do sucesso do processo comunicativo como as linguagens verbais e não verbais, a entonação, dentre outros elementos presentes no contexto social. Assim, diante do arcabouço literário do campo teórico-prático das habilidades sociais e da relevância dos estudos sobre a interprofissionalidade em saúde, apresenta-se a seguinte indagação: há publicações que discorram sobre o campo teórico-prático das habilidades sociais e da interprofissionalidade de forma articulada? No presente estudo traçaram-se os seguintes objetivos: levantar e analisar publicações que versaram sobre as habilidades sociais e a interprofissionalidade no período de 2011 e 2021; estabelecer possíveis aproximações entre o campos teórico da HS e os fenômenos da interprofissionalidade, mais especificamente a respeito das competências colaborativas e habilidades sociais. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura em duas fontes de dados virtuais SciELO - Scientific Electronic Library Online e Banco Virtual de Saúde - BVS, utilizando-se os descritores interprofissionalidade, competência social e práticas colaborativas. A amostra final foi composta por 15 estudos que versavam sobre as temáticas. Após a leitura integral e sistemática dos estudos, não foi encontrada a articulação direta das habilidades sociais e atuação interprofissional em saúde. Porém, ao final foram apresentadas e discutidas acerca de duas categorias de análise: (1) Habilidades Sociais (HS) e Competências Colaborativas, uma aproximação possível?; (2) Possíveis articulações de métodos diversos na formação em saúde. Assim, elementos de aproximação entre as habilidades sociais e competências colaborativas foram identificados, bem como prováveis pontes de estudos futuros foram elencadas como possibilidades para novas pesquisas.
Mots-clés: Interprofissionalidade
Habilidades Sociais
Competências Colaborativas
Formação em saúde
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Date de publication: 15-sep-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-10-09T15:47:52Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2788
Collection(s) :CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Interfaces_Educacao_Interprofissional_TCC_2022.pdf748,84 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.