Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2788
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Interfaces entre educação interprofissional e habilidades sociais: aproximações possíveis?
Autor(es): Santos, Lays Silva
Orientador(a): Lopes, Adriana Lourenço
Membro(a) da banca: Maia, Willian Tito
Membro(a) da banca: Conceição, Djenane Brasil da
Referência: SANTOS, Lays Silva. Interfaces entre educação interprofissional e habilidades sociais: aproximações possíveis?. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.
Resumo: Esforços relativos à reorientação do processo formativo em saúde vêm sendo notados, dentre estes, encontram-se o Programa de Educação pelo Trabalho PET-Saúde, os programas de residências multiprofissionais e os programas de educação continuada; todos voltados para uma formação interprofissional a partir de práticas colaborativas e de uma horizontalidade no cuidado. Nesse contexto, a Educação Interprofissional (EIP) apresenta dimensões para a articulação e o desenvolvimento de competências colaborativas. No entanto, diante de uma cultura uniprofissional ainda tão presente na formação e atuação em saúde, é possível encontrar resistência para inserção dessa perspectiva de formação e trabalho em equipe, principalmente ao considerar as características interpessoais tidas como fundamentais nas relações de trabalho. Enquanto isso, o campo teórico-prático das habilidades sociais (HS) apresenta estudos e técnicas para o desenvolvimento e/ou aprimoramento interpessoal em diferentes contextos, dentre eles na saúde. O campo das habilidades sociais dispõe de instrumentos de avaliação e de intervenção para o desempenho socialmente habilidoso de sujeitos em diversas situações, por exemplo: na comunicação consideram-se inúmeros elementos para análise do objetivo e do sucesso do processo comunicativo como as linguagens verbais e não verbais, a entonação, dentre outros elementos presentes no contexto social. Assim, diante do arcabouço literário do campo teórico-prático das habilidades sociais e da relevância dos estudos sobre a interprofissionalidade em saúde, apresenta-se a seguinte indagação: há publicações que discorram sobre o campo teórico-prático das habilidades sociais e da interprofissionalidade de forma articulada? No presente estudo traçaram-se os seguintes objetivos: levantar e analisar publicações que versaram sobre as habilidades sociais e a interprofissionalidade no período de 2011 e 2021; estabelecer possíveis aproximações entre o campos teórico da HS e os fenômenos da interprofissionalidade, mais especificamente a respeito das competências colaborativas e habilidades sociais. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura em duas fontes de dados virtuais SciELO - Scientific Electronic Library Online e Banco Virtual de Saúde - BVS, utilizando-se os descritores interprofissionalidade, competência social e práticas colaborativas. A amostra final foi composta por 15 estudos que versavam sobre as temáticas. Após a leitura integral e sistemática dos estudos, não foi encontrada a articulação direta das habilidades sociais e atuação interprofissional em saúde. Porém, ao final foram apresentadas e discutidas acerca de duas categorias de análise: (1) Habilidades Sociais (HS) e Competências Colaborativas, uma aproximação possível?; (2) Possíveis articulações de métodos diversos na formação em saúde. Assim, elementos de aproximação entre as habilidades sociais e competências colaborativas foram identificados, bem como prováveis pontes de estudos futuros foram elencadas como possibilidades para novas pesquisas.
Palavras-chave: Interprofissionalidade
Habilidades Sociais
Competências Colaborativas
Formação em saúde
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Data do documento: 15-Set-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-10-09T15:47:52Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2788
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interfaces_Educacao_Interprofissional_TCC_2022.pdf748,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.