Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Especialização
Title: Automutilação na adolescência: fatores associados e contexto escolar
metadata.dc.creator: Almeida, Kaline Brandão Ribeiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Gaino, Silvana Batista
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Alfaya, Cristiane Ajnamei dos Santos
Citation: ALMEIDA, Kaline Brandão Ribeiro de. Automutilação na adolescência: fatores associados e contexto escolar. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A adolescência, como etapa e ciclo do desenvolvimento do ser humano, traz uma infinidade de questionamentos e crises. A automutilação pode ser uma estratégia para a expressão de conteúdos psicoemocionais, além de comunicar e expressar as relações e vivências com a escola/professores, com a família e com seus pares. Neste estudo buscou-se compreender quais os fatores associados e a relação com o contexto escolar acerca da automutilação na adolescência por meio de revisão integrativa da literatura. Foram encontrados 12 artigos que corresponderam ao objetivo da pesquisa, classificados em duas categorias. Perfil do adolescente que se automutila e fatores associados: Os artigos indicam que meninas de 12 a 15 anos são a maioria entre os que se automutilam, o local mais indicado foi o quarto de casa e o motivo principal foi o alivio do sofrimento emocional. Fatores relacionados à prevenção e intervenção no contexto escolar: A escola como principal local de inserção social do adolescente necessita de profissionais capacitados para identificar os casos e abordar os adolescentes que praticam o ato, que também possam promover espaços para que o adolescente tenha oportunidade para falar de si e comunicar modos de lidar com seus sofrimentos e dores. Conclui-se que a automutilação, como fenômeno, necessita ser mais estudada para uma maior compreensão e para que estratégias de prevenção, intervenção e políticas públicas adequadas sejam criadas.
Keywords: Automutilação
Adolescência
Políticas públicas
Escola
Abstract: Adolescence, as a stage and cycle of human development, brings an infinite number of questions and crises. Self-mutilation can be a strategy for the expression of psycho-emotional content, in addition to communicating and expressing relationships and experiences with the school / teachers, with the family and with their peers. In this study, we sought to understand the associated factors and the relationship with the school context about self-mutilation in adolescence through an integrative literature review. Twelve articles were found that corresponded to the research objective, classified into two categories. Profile of adolescents who self-harm and associated factors: The articles indicate that girls aged 12 to 15 years are the majority among those who self-harm, the most suitable place was the bedroom at home and the main reason was the relief of emotional suffering. Factors related to prevention and intervention in the school context: The school as the main place for the adolescent's social insertion needs trained professionals to identify the cases and approach the adolescents who practice the act, who can also promote spaces for the adolescent to have the opportunity to speak themselves and communicate ways of dealing with their sufferings and pains. It is concluded that self-mutilation, as a phenomenon, needs to be further studied for a better understanding and for prevention strategies, intervention and appropriate public policies to be created.
metadata.dc.subject.en: Self-mutilation
Adolescence
Public policy
School
metadata.dc.description.abstract-es: La adolescencia, como etapa y ciclo del desarrollo humano, trae una infinidad de interrogantes y crisis. La automutilación puede ser una estrategia para la expresión de contenidos psicoemocionales, además de comunicar y expresar relaciones y vivencias con la escuela / profesores, con la familia y con sus compañeros. En este estudio se buscó comprender los factores asociados y la relación con el contexto escolar sobre la automutilación en la adolescencia a través de una revisión integradora de la literatura. Se encontraron doce artículos que correspondían al objetivo de la investigación, clasificados en dos categorías. Perfil de las adolescentes que se autolesionan y factores asociados: Los artículos señalan que las niñas de 12 a 15 años son la mayoría entre las que se autolesionan, el lugar más adecuado fue el dormitorio de la casa y el motivo principal fue el alivio del sufrimiento emocional. . Factores relacionados con la prevención e intervención en el contexto escolar: La escuela como lugar principal para la inserción social del adolescente necesita de profesionales capacitados para identificar los casos y acercarse a los adolescentes que practican el acto, quienes también pueden promover espacios para que el adolescente tenga la oportunidad. a hablar ellos mismos y comunicar formas de afrontar sus sufrimientos y dolores. Se concluye que la automutilación, como fenómeno, requiere un mayor estudio para su mejor comprensión y para la creación de estrategias de prevención, intervención y políticas públicas adecuadas.
metadata.dc.subject.es: Automutilación
Adolescencia
Políticas públicas
Escuela
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde
Issue Date: 4-May-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no formato de artigo.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-10-05T20:09:54Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2775
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