Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2697
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Batista, Iasmim de Almeida Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-19T20:07:21Z | - |
dc.date.available | 2023-09-19T20:07:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-21 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Iasmim de Almeida Nunes. Formação de psicólogas para atuar no SUAS: revisão integrativa sobre Educação Permanente. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2697 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em formato de artigo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Based on a survey by the Federal Council of Psychology – CFP (2012), three major fields of activity were estimated: health, education and social assistance, which employed 67% of participating psychologists, of which approximately 10% of active professionals are working in the Unified Social Assistance System. It is undeniable the importance of discussing the training of these professionals as well as other workers, understanding Permanent Education as the axis that structures the work. With a view to expanding the discussion, we carried out an integrative literature review on the Permanent Education field at Unified Social Assistance System, in order to contribute to the evaluation of training within the scope of professional practice in social assistance, considering as parameters the principles and guidelines advocated by PNAS and the PNEP/SUAS. The predominance of three categories of content addressed in the works was notable: Psychology and work in Public Social Assistance Policy; EP and SUAS conceptions; and the Continuing Education Experiences: challenges and potentialities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Permanente | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Assistência social | pt_BR |
dc.subject | Formação do psicólogo | pt_BR |
dc.subject | Sistema Único de Assistência Social | pt_BR |
dc.title | Formação de psicólogas para atuar no SUAS: revisão integrativa sobre Educação Permanente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir de uma pesquisa do Conselho Federal de Psicologia – CFP (2012), estimou-se três grandes campos de atuação: saúde, educação e assistência social que empregavam 67% das psicólogas participantes, dessa porcentagem aproximadamente 10% das/os profissionais ativas/os estão atuando no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É inegável a importância de discutir a formação dessas profissionais bem como das/os demais trabalhadoras/es, entendendo a Educação Permanente (EP) como eixo que estrutura o trabalho. Na perspectiva de ampliar a discussão, realizamos uma revisão integrativa de literatura sobre o campo da EP no SUAS, a fim de contribuir com a avaliação da formação no âmbito do exercício profissional na assistência social, considerando como parâmetros os princípios e diretrizes preconizados pela PNAS e a PNEP/SUAS. Foi notável a predominância de três categorias de conteúdos abordados nos trabalhos: Psicologia e o trabalho na Política Pública de Assistência Social; Concepções de EP e SUAS; e as Experiências de Educação Permanente: desafios e potencialidades. Os achados permitem analisar, que a fundamentação teórica das experiências formativas condiz com o proposto nesses documentos, porém a prática é permeada por contradições e desafios. | pt_BR |
dc.degree.level | Bacharelado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Luane Neves | - |
dc.contributor.referee1 | Santana, Inayara Oliveira de | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Quitéria Rodrigues | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCS - Centro de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.en | Education Permanent | pt_BR |
dc.subject.en | Formation continued | pt_BR |
dc.subject.en | Social assistance | pt_BR |
dc.subject.en | Formation of psychologists | pt_BR |
dc.subject.en | Unique Social Assistance System | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Psicologas_Atuar_TCC_2022.pdf | 355,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.