Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2619
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: O universo de Luna relato de experiência em atendimento clínico com criança em Gestalt-Terapia
metadata.dc.creator: Suzarte, Nathalia Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Davi, Edmar Henrique Dairell
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Willian Tito Maia
metadata.dc.contributor.referee2: Uchôa, Maria Júlia de Oliveira
Référence bibliographique: SUZARTE, Nathalia Andrade. O universo de luna relato de experiência em atendimento clínico com criança em Gestalt-Terapia. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente relatório de estágio pretende apresentar a experiência adquirida durante o período de Estágio Supervisionado I e II do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, nos semestres de 2017.1 e 2017.2, a partir da prática e conhecimentos obtidos ao longo da graduação e das supervisões de estágio, permitindo uma formação profissional através dos atendimentos clínicos realizados com crianças e adolescentes. A elaboração desse relatório tem como base de conhecimento e referencial teórico-metodológico da Gestalt-terapia (GT). Ao iniciar o período de estágio, diversos autores na área foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho, sendo eles: Sheila Antony, Luciana Aguiar, Jorge Ponciano Ribeiro, entre outros. Ao observar as propostas oferecidas pela instituição, minha preferência foi o estágio com crianças e adolescentes, com abordagem em GT. O estágio inclinou-se em estratégias que pudessem interessar crianças e adolescentes (brinquedos, jogos, brincadeiras, etc.), possibilitando um espaço terapêutico disponível e favorável para que eles se colocassem nas sessões com liberdade, sem julgamentos e rótulos. Essa técnica estabelece a comunicação entre crianças, adolescentes e adultos, através de outra linguagem que não seja a verbal. Neste relatório foi apresentado um caso escolhido, realizado com uma criança que foi atendida em período de estágio. O caso refere-se a Luna* , criança encaminhada pela Secretaria de Educação da cidade de Santo Antônio de Jesus-Ba com problemas de aprendizagem. Segundo queixa de João*, seu pai, ela também tem problema significativo na fala. Os atendimentos com a criança tiveram início em junho de 2017.
Mots-clés: Psicologia infantil
Gestalt-Terapia
Ludicidade
Aprendizagem
Santo Antônio de Jesus (BA)
Résumé: This internship report intends to present the experience acquired during the period of Supervised Internship I and II of the Psychology Course at the Federal University of Recôncavo da Bahia, in the semesters of 2017.1 and 2017.2, based on the practice and knowledge obtained throughout the graduation and of internship supervision, allowing for professional training through clinical care carried out with children and adolescents. The elaboration of this report is based on the knowledge and theoretical-methodological framework of Gestalt Therapy (GT). When starting the internship period, several authors in the area were fundamental for the development of the work, namely: Sheila Antony, Luciana Aguiar, Jorge Ponciano Ribeiro, among others. When observing the proposals offered by the institution, my preference was the internship with children and adolescents, with a GT approach. The internship focused on strategies that could interest children and adolescents (toys, games, games, etc.), providing an available and favorable therapeutic space for them to participate freely in the sessions, without judgments and labels. This technique establishes communication between children, adolescents and adults, through a language other than verbal. In this report, a chosen case was presented, carried out with a child who was assisted during a probationary period. The case refers to Luna* , a child referred by the Department of Education of the city of Santo Antônio de Jesus-Ba with learning problems. According to a complaint from João *, her father, she also has a significant speech problem. Services with the child began in June 2017.
metadata.dc.subject.en: Child psicology
Gestalt-Therapy
Playfulness
Learning
Santo Antônio de Jesus (BA)
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Date de publication: 2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-08-31T10:52:54Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2619
Collection(s) :CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Universo_Luna_Relato_TCC_2018.pdf2,38 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.