Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: “Temos nosso próprio tempo”: um caso de ansiedade e discalculia numa perspectiva neuropsicológica
metadata.dc.creator: Silva, Tainá Morais da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Kelly Cristina Atalaia da
metadata.dc.contributor.referee1: Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Milena Maria da Solidade Sousa
Référence bibliographique: SILVA, Tainá Morais da. “Temos nosso próprio tempo”: um caso de ansiedade e discalculia numa perspectiva neuropsicológica. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Conhecidas as bases neurobiológicas dos transtornos de ansiedade e do humor e da discalculia do desenvolvimento, torna-se importante a análise de um caso clínico neuropsicológico que discorra sobre esses quadros. Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de caso clínico de paciente de 26 anos, que procurou ajuda, inicialmente, por estar com vários sintomas graves de um quadro ansioso. Além disso, pode–se avaliar como é possível uma intervenção neuropsicológica acerca dos referidos transtorno em um serviço de Neuropsicologia nas estruturas de uma universidade pública. O paciente passou por uma avaliação composta por instrumentos neuropsicológicos padronizados, observação e tarefas elaboradas ecologicamente. Após esta fase foi feita uma intervenção e posterior reavaliação. O paciente apresentou significativa melhora dos sintomas ansiosos e depressivos, bem como uma melhora em seu modo de se relacionar com os sintomas discalcúlicos. É importante asseverar a singularidade do caso clínico, por tratar-se de um diagnóstico de discalculia do desenvolvimento feito na fase adulta, que cursa com um transtorno de ansiedade e de humor.
Mots-clés: Neuropsicologia
Transtorno de Ansiedade Generalizada
Discalculia
Résumé: Knowing the neurobiological bases of anxiety disorders and mood and developmental dyscalculia, it is important to analyze a neuropsychological clinical case that discusses these pictures. This paper aims to present a clinical case report of a 26 - year - old patient, who sought help initially because he had several severe symptoms of an anxious condition. In addition, it is possible to evaluate how a neuropsychological intervention is possible about these disorders in a neuropsychology service in the structures of a public university. The patient underwent an evaluation composed of standardized neuropsychological instruments, observation and tasks elaborated ecologically. After this phase an intervention and subsequent reevaluation were made. The patient presented significant improvement of the anxious and depressive symptoms, as well as an improvement in his manner of relating to the discalculic symptoms. It is important to assert the uniqueness of the clinical case, since it is a diagnosis of developmental dyscalculia done in adulthood, which is characterized by anxiety and mood disorders.
metadata.dc.subject.en: Neuropsychology
Generalized Anxiety Disorder
Dyscalculia
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Date de publication: 26-fév-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-08-31T10:25:58Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2617
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