Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2604
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: Relato de experiência de atendimento infantil a partir da Gestalt-Terapia
metadata.dc.creator: Silva, Géssica Karine Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Davi, Edmar Henrique Dairell
metadata.dc.contributor.referee1: Maia, William Tito Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Francine Bom Conselho Peixoto P.
Référence bibliographique: SILVA, Géssica Karine Araújo. Relato de experiência de atendimento infantil a partir da Gestalt-Terapia. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente relatório tem como objetivo apresentar e discutir um caso clínico fruto do Estágio Supervisionado do curso de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sob a supervisão do Prof. Dr. Edmar Henrique Dairell Davi, tendo como ênfase a clínica Gestáltica com crianças. O estágio aqui referido foi realizado no Serviço de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde, no período de Junho de 2017 a Março de 2018, com um grupo formado por 8 alunos, sendo a carga horária semanal alternada entre prática e supervisões. O roteiro a ser percorrido nesse relatório irá passar inicialmente pela apresentação do campo de estágio, indo em direção à exposição do referencial teórico no qual possui breve recorte a respeito da Gestalt-terapia (GT) com crianças e alguns dos seus desdobramentos, ressaltando a importância da visão de homem por ela considerada, o uso de recursos lúdicos e sua perspectiva de desenvolvimento humano; o funcionamento saudável e não saudável e suas implicações; a família e seu papel durante o processo de terapia; bem como o processo diagnóstico realizado em GT, indicando a relevância da relação terapeuta-cliente. Logo a seguir, temos uma apresentação do caso clínico, procedimentos utilizados e uma síntese dos atendimentos realizados durante o processo, seguida da discussão do caso. Concluo fazendo algumas considerações a respeito do estágio e do caso aqui discutido, refletindo sobre suas possíveis contribuições, desafios, aspectos positivos e negativos, tal como os impactos dessa experiência enquanto estudante e futura profissional.
Mots-clés: Psicologia
Gestalt-Terapia
Psicologia infantil
Desenvolvimento humano
Terapia
Résumé: This report aims to present and discuss a clinical case resulting from the Supervised Internship of the Psychology course at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB), under the supervision of Prof. Dr. Edmar Henrique Dairell Davi, with emphasis on the Gestalt clinic with children. The internship referred to here was carried out at the Psychology Service of the Health Sciences Center, from June 2017 to March 2018, with a group of 8 students, with the weekly workload alternating between practice and supervision. The script to be covered in this report will initially go through the presentation of the internship field, going towards the exposition of the theoretical framework in which it has a brief excerpt about Gestalt Therapy (GT) with children and some of its developments, highlighting the importance the vision of man considered by her, the use of ludic resources and her perspective of human development; healthy and unhealthy functioning and its implications; the family and its role during the therapy process; as well as the diagnostic process carried out in TG, indicating the relevance of the therapist-client relationship. Soon after, we have a presentation of the clinical case, procedures used and a summary of the consultations carried out during the process, followed by the discussion of the case. I conclude by making some considerations about the internship and the case discussed here, reflecting on its possible contributions, challenges, positive and negative aspects, as well as the impacts of this experience as a student and future professional.
metadata.dc.subject.en: Psychology
Gestalt-Therapy
Child psicology
Human development
Therapy
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Date de publication: 2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-08-25T20:52:19Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2604
Collection(s) :CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Relato_Experiencia_Atendimento_TCC_2018.pdf516,71 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.