Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2601
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: O pulo da menina de cordas: narrativas de atendimento clínico infantil em Gestalt-Terapia
Autor(es): Ferreira, Catiane Santos
Orientador(a): Davi, Edmar Henrique Dairell
Membro(a) da banca: Silva, Joelma Oliveira da
Membro(a) da banca: Santana, Inayara Oliveira
Referência: FERREIRA, Catiane Santos. O pulo da menina de cordas: narrativas de atendimento clínico infantil em Gestalt-Terapia. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2018.
Resumo: Este relatório final de estágio retrata um pouco do que foi vivido, experimentado e produzido no encontro clínico. Descreve o trabalho realizado com a criança em atendimento, revelando os limites e possibilidades da atuação na clínica. E traz também, ainda que nas entrelinhas, a satisfação e frustração do fazer clínico. Escrever o relatório é poder revisitar os atendimentos, as supervisões, os encontros com os colegas de estágio, e rever a teoria aprendida; é poder contemplar a tessitura do ser-humano-profissional e compreender que tal tessitura é constante, cuja trama é singular e coletiva. Para descrever um pouco dessa trajetória de formação no estágio supervisionado, organizei o trabalho dividindo-o nas seguintes seções: referencial teórico, descrição do estudo de caso, discussão do caso e considerações finais. Inicialmente, apresento o referencial teórico escolhido para orientar o atendimento clínico, onde destaco a abordagem da Gestalt terapia com criança, o brincar na clínica e a relação dialógica na terapia. Em seguida, descrevo a criança, os pais, a demanda, os procedimentos utilizados e relato brevemente algumas sessões. A partir dos relatos apresentados e da condução da clinica, faço uma discussão a respeito do caso à luz da corrente teórica explicitada no referencial. E por fim, falo um pouco do caso e de como o estágio contribuiu para minha formação.
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia infantil
Gestalt-Terapia
Processos educativos
Psicologia escolar
Resumo em inglês: This final internship report portrays a little of what was lived, experienced and produced in the clinical meeting. Describe the work done with the child in care, revealing the limits and possibilities of acting in the clinic. And it also brings, although in the between the lines, the satisfaction and frustration of clinical practice. Writing the report is being able to revisit the consultations, supervisions, meetings with fellow trainees, and reviewing the theory learned; is to be able to contemplate the texture of the human-professional being and understand that such tessitura is constant, whose weave is singular and collective. To describe a little of this formation trajectory in the supervised internship, I organized the work by dividing it into the following sections: theoretical framework, study description case study, case discussion and final considerations. Initially, I present the reference theoretical chosen to guide clinical care, where I highlight the Gestalt therapy approach with children, playing in the clinic and the dialogical relationship in therapy. Right away, I describe the child, the parents, the demand, the procedures used and briefly report some sessions. Based on the reports presented and the conduct of the clinic, I make a discussion about the case in the light of the theoretical current explained in the reference. And finally, I talk a little about the case and how the internship contributed to my training.
Palavras-chave em inglês: Psychology
Child psicology
Gestalt-Therapy
Educational processes
School psychology
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Data do documento: 2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Informação(ões) adicional(is): Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na forma de relatório para obtenção do título em bacharel no curso de Psicologia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-08-25T19:04:12Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2601
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pulo_Menina_Cordas_TCC_2018.pdf879,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.