Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2594
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Title: | O lugar dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola: uma experiência em psicologia escolar |
metadata.dc.creator: | Ribeiro, Thais da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lopes, Adriana Lourenço |
metadata.dc.contributor.referee1: | Alves, Josineide Vieira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alfano, Marta Elizabete Guimarães |
Citation: | RIBEIRO, Thais da Silva. O lugar dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola: uma experiência em psicologia escolar. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho relata a experiência do Estágio Supervisionado I e II do curso de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sob orientação da Professora Adriana Lourenço Lopes. O estágio foi realizado em uma escola municipal de Santo Antônio de Jesus –BA, no período de julho a dezembro de 2018. O grupo de estágio era composto por nove estagiárias que se dividiram em duas escolas da rede municipal. Sendo que, a instituição em que esta experiência ocorreu, contava com outras quatro estagiárias. O estágio supervisionado com ênfase em Psicologia e Processos Educativos tem como objetivos identificar e analisar possibilidades de atuação do/a psicólogo/a no contexto escolar, visando o desenvolvimento e/ou aprimoramento de conhecimentos e habilidades necessárias ao processo formativo do futuro profissional em Psicologia. Composto por seis sessões, o presente trabalho visa descrever e discutir as experiências do estágio a partir dos pressupostos teóricos da Psicologia Escolar, dando ênfase à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a escola enquanto instituição disciplinar. No primeiro momento, apresentamos a fundamentação teórica que embasou a prática de estágio, além de discorrer sobre a Educação de Jovens e Adultos e como o modelo de escola pode contribuir com o fracasso escolar e produzir desigualdades. Ainda, discutimos sobre como a Psicologia Escolar se insere neste contexto. Em seguida, descrevemos o campo de estágio junto com as impressões sobre a escola e seus atores. Na sessão seguinte, relatamos as ações desenvolvidas em conjunto com as outras estagiárias e, posteriormente, as oficinas coordenadas individualmente durante o período do estágio. Em sequência, estão as percepções sobre o lugar que as turmas da EJA ocupam nesta escola, a partir das análises feitas nos momentos de observações. Por fim, apresentamos algumas reflexões sobre a referida experiência. |
Keywords: | Psicologia Educação de Jovens e Adultos Psicologia escolar Santo Antônio de Jesus (BA) |
Abstract: | This work reports the experience of the Supervised Internship I and II of the Psychology at the Health Sciences Center (CCS) at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB), under the guidance of Professor Adriana Lourenço Lopes. The internship was carried out in a municipal school in Santo Antônio de Jesus -BA, in the period from July to December 2018. The internship group consisted of nine interns which were divided into two municipal schools. Therefore, the institution in which it is experience took place, it had four other interns. The supervised internship with an emphasis on Psychology and Educational Processes aims to objectives to identify and analyze possibilities for the psychologist to work in the school context, aiming at the development and/or improvement of knowledge and skills necessary to the formative process of the future professional in Psychology. Comprising six sessions, this paper aims to describe and discuss the internship experiences from the theoretical assumptions of School Psychology, emphasizing Youth and Adult Education (EJA) and the school as a disciplinary institution. In the first moment, we present the theoretical foundation that based the practice internship, in addition to discussing Youth and Adult Education and how the model of school can contribute to school failure and produce inequalities. still, we discussed on how School Psychology fits into this context. Next, we describe the field stage along with the impressions about the school and its actors. In the next session, we report the actions developed together with the other interns and, subsequently, the workshops individually coordinated during the internship period. Next are the perceptions about the place that the EJA classes occupy in this school, based on the analyzes carried out in the observation moments. Finally, we present some reflections on the aforementioned experience. |
metadata.dc.subject.en: | Psychology Youth and Adult Education School psychology Santo Antônio de Jesus (BA) |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Issue Date: | 2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
Description: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na forma de relatório para obtenção do título em bacharel no curso de Psicologia. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-08-24T19:14:10Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2594 |
Appears in Collections: | CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lugar_Estudantes_Educacao_TCC_2019.pdf | 389,44 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.