Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2593
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Title: Experiment(ação), cri(atividade) e prática clínica com crianças em gestalt-terapia
metadata.dc.creator: Oliveira, Washington Luan Gonçalves de
metadata.dc.contributor.advisor1: Davi, Edmar Henrique Dairell
metadata.dc.contributor.referee1: Alfaya, Cristiane Ajnamei dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Bonfim, Monique Helem
Citation: OLIVEIRA, Washington Luan Gonçalves de. Experiment(ação), cri(atividade) e prática clínica com crianças em gestalt-terapia. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A prática clínica com crianças e adolescentes embasada pela Gestalt-terapia vem ganhando força na contemporaneidade. Essa forma de atuação tem gerado a abertura de diversos cursos de treinamento e/ou, aperfeiçoamento para uma crescente demanda. Destaca se nessa perspectiva de trabalho um campo de atuação que envolve pecurialidades e singularidades que diferem da prática mais comum com adultos, visto que o acesso à realidade da criança se dá de uma forma lúdica para uma compreensão diagnóstica. Observa se um predomínio da linguagem lúdica em detrimento da linguagem verbal da criança que, em muitos casos, ainda se encontra em franco desenvolvimento (AGUIAR, 2014). A graduação em Psicologia exige ao final uma escolha e direcionamento de atividades práticas para a formação de psicólogo. O presente relatório de estágio traz as atividades desenvolvidas no Serviço de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), esse serviço iniciou suas atividades em 2011 e oferece atendimento psicológico gratuito à comunidade, funciona na modalidade clínica-escola e tem como público alvo as pessoas em situação de vunerabilidade social. O estágio em questão iniciou suas atividades em Junho do ano de 2017 e finalizou em março de 2018. Esse relatório percorre caminhos do detalhamento das atividades desenvolvida nos estágios supervisionados I e II do curso de Psicologia, primeiramente apontando o referencial teórico com a definição da Gestalt-terapia com crianças, a concepção de criança, perspectivas sobre desenvolvimento humano, o papel da família, funcionamento saudável e não saudável, diagnóstico e intervenção em Gestalt-terapia, o processo criativo em Gestalt-terapia, descrição de estudo de caso e discussão teórica do caso. Nos anexos poderão ser conferidos atividades lúdicas realizadas no processo psicoterapêutico como desenhos e textos. Como relatado até aqui, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar as atividades realizadas pelo estagiário de Psicologia e as intervenções fundamentas teóricamente pela Gestalt-terapia.
Keywords: Psicologia
Gestalt-terapia
Serviço de Psicologia
Psicologia infantil
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Santo Antônio de Jesus (BA)
Abstract: Clinical practice with children and adolescents based on Gestalt therapy has been gaining strength in contemporary times. This form of action has generated the opening of several training and/or improvement courses for a growing demand. In this work perspective, a field of action that involves peculiarities and singularities that differ from the more common practice with adults stands out, since access to the child's reality is given in a playful way for a diagnostic understanding. There is a predominance of ludic language to the detriment of the child's verbal language, which, in many cases, is still in full development (AGUIAR, 2014). The graduation in Psychology requires, in the end, a choice and direction of practical activities for the formation of a psychologist. This internship report brings the activities developed in the Psychology Service of the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB), this service started its activities in 2011 and offers free psychological care to the community, works in the clinic-school modality and has as its target audience people in situations of social vulnerability. The internship in question started its activities in June 2017 and ended in March 2018. This report goes through the details of the activities developed in the supervised internships I and II of the Psychology course, first pointing out the theoretical reference with the definition of Gestalt -therapy with children, the conception of children, perspectives on human development, the role of the family, healthy and unhealthy functioning, diagnosis and intervention in Gestalt-therapy, the creative process in Gestalt-therapy, case study description and theoretical discussion of the case. In the annexes, recreational activities carried out in the psychotherapeutic process, such as drawings and texts, can be seen. As reported so far, the present work aims to demonstrate the activities carried out by the Psychology intern and the theoretically fundamental interventions by Gestalt therapy.
metadata.dc.subject.en: Psychology
Gestalt therapy
Psychology service
Child psicology
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Santo Antônio de Jesus (BA)
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Issue Date: 2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na forma de relatório para obtenção do título em bacharel no curso de Psicologia.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-08-22T19:18:55Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2593
Appears in Collections:CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Experimentacao_Criatividade_Pratica_TCC_2018.pdf1,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.