Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2584
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Como podemos reinventar a psicologia na educação especial numa perspectiva inclusiva?
Autor(es): Rodrigues, Tanara Ribeiro
Orientador(a): Alves, Josineide Vieira
Membro(a) da banca: Lopes, Adriana Lourenço
Membro(a) da banca: Leite, Rita de Cássia Nascimento
Referência: RODRIGUES, Tanara Ribeiro. Como podemos reinventar a psicologia na educação especial numa perspectiva inclusiva? 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2018.
Resumo: O presente relatório se caracteriza como um relato de experiência de Estágio Supervisionado Específico de Ênfase, na área de Psicologia e Processos Educativos, semestres 2017.1 e 2017.2, em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, do curso de Psicologia, do Centro de Ciências da Saúde-CCS- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB. Este estágio que ocorreu durante julho a dezembro de 2017, constituiu-se em Acompanhamento Terapêutico (AT) de um adolescente de 17 anos, diagnosticado com autismo e na formação e condução de um Grupo de Familiares, mais tarde também denominado de Encontro das Mães. A organização do presente trabalho se dá pela divisão de cinco seções: Referencial Teórico, Experiência (Parte 1), Experiência (Parte 2), Considerações Finais e Anexos, com diferentes tópicos em cada. Pretendo com este trabalho expressar o aprendizado adquirido por meio das leituras e discussões realizadas durante as supervisões do estágio e do curso de Psicologia, assim como demonstrar os conteúdos estudados, as alegrias e as angústias que as experiências deste estágio me proporcionaram.
Palavras-chave: Psicologia
Processos educativos
Educação inclusiva
Educação especial
Acompanhamento terapêutico
Resumo em inglês: This report is characterized as an experience report of a Specific Supervised Internship of Emphasis, in the area of Psychology and Educational Processes, semesters 2017.1 and 2017.2, in Special Education from the Perspective of Inclusive Education, of the Psychology course, at the Health Sciences Center -CCS- Federal University of Recôncavo da Bahia-UFRB. This internship, which took place from July to December 2017, consisted of Therapeutic Accompaniment (TA) of a 17-year-old teenager diagnosed with autism and the formation and conduction of a Group of Family Members, later also called the Meeting of Mothers. The organization of this work is divided into five sections: Theoretical Framework, Experience (Part 1), Experience (Part 2), Final Considerations and Annexes, with different topics in each. With this work, I intend to express the learning acquired through the readings and discussions carried out during the supervisions of the internship and the Psychology course, as well as to demonstrate the studied contents, the joys and anxieties that the experiences of this internship provided me.
Palavras-chave em inglês: Psychology
Educational processes
Inclusive education
Special education
Therapeutic follow-up
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Data do documento: 2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Informação(ões) adicional(is): Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na forma de relatório para obtenção do título em bacharel no curso de Psicologia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-08-17T20:38:39Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2584
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Como_Podemos_Reinventar_TCC_2018.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.