Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CECULT - Especialização em Cidadania e Ambientes Culturais - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2579
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Especialização
Titre: Santo Amaro, 23 de junho de 1958: memórias presentes nas narrativas de um acidente
metadata.dc.creator: Alves, Auriluci Carvalho de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Waleska R. de M. Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Francisca Helena
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Paulo de Freitas Castro
Référence bibliographique: ALVES, Auriluci Carvalho de Souza. Santo Amaro, 23 de junho de 1958: memórias presentes nas narrativas de um acidente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cidadania e Ambientes Culturais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Sendo a linguagem um instrumento socializador da memória, propomos, através desse valioso recurso, refletir sobre a memória e o silenciamento a partir de um fato ocorrido em Santo Amaro da Purificação, Bahia, no ano de 1958. Para o desenvolvimento dessa escrita, inicialmente analisamos os discursos de fragmentos de textos que foram produzidos na época e em outros períodos posteriores sobre o acontecimento. Nosso objetivo foi, à luz de Maurice Halbwachs, Michael Pollak, Paul Ricouer, Boaventura de Souza Santos e Eni Orlandi, entre outros teóricos, numa perspectiva interdisciplinar, discutir como as narrativas escritas e orais produzem a Memória como resistência ao silenciamento; perceber como essas formas de silêncio do fato em si foram (re)elaboradas através da linguagem e de como o discurso de testemunho revela possíveis quebras desses silêncios. Essa análise, cuja metodologia se serve de uma perspectiva retórico-discursiva nos possibilitou elucidar alguns elementos que são pistas para a compreensão do silenciamento do fato que durou 50 anos (1958-2008). Muito mais do que retomar um triste acontecimento, para além de refletir sobre seus silenciamentos, mais do que dar voz ao próprio fato, essa pesquisa tem, na sua essência, um compromisso de cidadania. Compreender tais memórias e narrativas é, no mais superficial dos desejos, contribuir para uma posterior visão cidadã do acontecimento e repassar para a sociedade santamarense. Memórias e narrativas tecem o mosaico social de todas as sociedades. Qual é o tecido da santamarense? Quais memórias e narrativas contribuem para a sua cidadania? Quais silenciamentos são questionados? Muitas dessas perguntas não possuem respostas simples. Mas, na dimensão desse trabalho, traremos uma memória e suas várias narrativas, no esforço de retomar o acontecimento numa concepção cidadã, num horizonte de leitura interdisciplinar.
Mots-clés: Memórias - Santo Amaro (BA)
História - Santo Amaro (BA)
Narrativas
Santo Amaro (BA)
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Cidadania e Ambientes Culturais
Date de publication: 31-oct-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2019
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2579
Collection(s) :CECULT - Especialização em Cidadania e Ambientes Culturais - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Santo_Amaro_Junho_TCC_2019.pdf1,11 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.