Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2551
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Uma revisão bibliográfica sobre o lúdico com enfoque no ensino de Ciências |
Autor(es): | Pedreira, Roseane Ramos |
Orientador(a): | Poy, Cecília Dominical |
Membro(a) da banca: | Carvalho, Elipaula Marques da Cruz |
Membro(a) da banca: | Melo, Pedro Nascimento |
Resumo: | O assunto ludicidade sempre esteve em pauta no meio educativo, dada sua relevância e herança histórica. O tema encontra-se atrelado a Educação, assim como com as relações de ensino e aprendizagem. Desta forma, o presente trabalho objetiva mostrar formas lúdicas de ensino como uma opção de prática motivadora e facilitadora da aprendizagem como um todo, sendo as mesmas aplicadas á educação básica em especial no ensino de Ciências. A cada dia percebe-se a necessidade da inovação das práticas pedagógicas, tendo em vista que sentimentos de desânimo, apatia, dentre outros comportamentos negativos por parte dos discentes é algo presente, não desejável e consequentemente não contribuindo na construção de saberes. Quando se trata de inovação das metodologias utilizadas se propõe o uso da ludicidade no âmbito educativo na intenção de que este último se torne mais agradável, prazeroso e envolvente no sentido de possibilitar melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma se tratará acerca das possíveis contribuições da prática lúdica nas relações educativas. A pesquisa se constituiu de uma revisão de literatura, utilizando-se de diversos trabalhos relacionados ao tema, assim como alguns exemplos de aplicações de práticas lúdicas no âmbito educativo, realizadas por alguns autores em que ficaram evidentes as contribuições reais de tais práticas assim como a relevância de se incluir as mesmas no contexto escolar. |
Palavras-chave: | Práticas lúdicas - Educação Aprendizagem Ensino e estudo - Ciências |
Resumo em inglês: | The subject of playfulness was always on the agenda in the educational environment, given its relevance and historical heritage. The theme is linked to Education, as well as to teaching and learning relationships. In this way, the present work aims to show "ludic forms of teaching" as an option of motivating practice and facilitating learning as a whole, being applied to basic education especially in the teaching of Science. Every day we see the need for innovation in pedagogical practices, considering that feelings of discouragement, apathy, among other negative behaviors on the part of the students is something present, undesirable and consequently not contributing to the acquisition of knowledge. When it comes to innovation of the methodologies used, it is proposed the use of playfulness in the educational context in the intention that the latter become more pleasant, pleasant and engaging in the sense of enabling better results in the teaching and learning process. The research, as the one already elucidated, constituted a review of the literature, where several researches related to the theme were used, as well as some examples of applications of playful practices in the educational field, carried out by other authors, and experience of such practices as well as the relevance of including playful practices in the school context. |
Palavras-chave em inglês: | Playful practices - Education Learning Teaching and study - Science |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 31-Ago-2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-07-26T18:07:13Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2551 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Revisao_Bibliografica_Ludico_TCC_2018.pdf | 682,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.