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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2538
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Thaís Soares | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-21T18:50:24Z | - |
dc.date.available | 2023-07-21T18:50:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-23 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2538 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this paper is to analyze the problem of the nature of science through the way the teacher-scientist is formed and how it should be formed, explaining the importance of the philosophy of science for scientific education. This objective is justified by the following problems: distorted views of science and scientist, crisis in science teaching, type of education that is taught in schools and universities, how scientific knowledge is built in education, quality of teacher training of science. However, it is necessary to understand the role of scientific education in a country, since it contributes to better argumentation and contributes to people being able to deal with everyday situations, besides providing subsidies for participation in debates and controversies that the society faces. In order to better understand and approach this theme, this research seeks to introduce the history and philosophy of science (HFC) in science education and the notion of tacit knowledge of the Polanyi as an enriching element for the teaching of sciences in its epistemic and methodological bias and, therefore, as a proposal of aid against some problems coming from the crisis of science teaching. Concisely, this paper supports the idea that the notion of tacit knowledge can contribute both to a better understanding of the Nature of Science (NOS) and to combating the science education crisis. Therefore, it is possible to see the need to seek solutions to raise the depth of knowledge produced by science and thus we can make students and teachers more reflective and participating in the decisions that lead to the progress of society. The methodology will be essentially a qualitative research (to the extent that a hermeneutic will predominate supported by the sources used) and theoretical-explanatory nourished by texts, books, articles and other materials published in media and by authors recognized nationally and internationally. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Educação científica | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.title | O que é preciso para formar um professor/cientista: um debate sobre as contribuições da Filosofia da Ciência para a Educação Científica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é analisar o problema da natureza da ciência através do modo como o professor-cientista é formado e como ele deveria ser formado, explanando a importância da filosofia da ciência para a educação científica. Tal objetivo se justifica em razão dos seguintes problemas: visões distorcidas da ciência e do cientista, crise no ensino de ciências, tipo de educação que é ensinado nas escolas e universidades, como é construído o conhecimento científico no âmbito educacional, qualidade na formação dos professores de ciências e etc. Contudo, se faz necessário entender o papel da educação científica para um país, uma vez que ela colabora para melhor argumentação e contribui para que as pessoas saibam lidar com situações do dia a dia, além de fornecer subsídios para participação em debates e polêmicas que a sociedade enfrenta. Para maior abordagem e entendimento desse tema, essa pesquisa busca introduzir a história e a filosofia da ciência (HFC) no ensino de ciências e a noção de conhecimento tácito do Polanyi como um elemento enriquecedor para o ensino de ciências em seu viés epistêmico e metodológico e, portanto, como uma proposta de auxílio contra alguns problemas vindos da crise do ensino de ciências. Dito de maneira concisa, este trabalho defende a ideia de que a noção de conhecimento tácito poderá contribuir tanto para uma melhor compreensão da Nature of Science (NOS), quanto para o combate à crise do ensino de ciências. Portanto, é possível constatar a necessidade de buscar soluções para elevar o aprofundamento sobre o conhecimento produzido pela ciência e, assim possamos nos tornar estudantes e docentes mais reflexivos e participantes das decisões que dão rumo ao progresso da sociedade. A metodologia abordada será essencialmente uma pesquisa qualitativa (na medida em que predominará uma exegese comunitariamente respaldada das fontes utilizadas) e teórico-explicativa alimentada por textos, livros, artigos e outros materiais publicados em meios e por autores reconhecidos nacional e internacionalmente. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Deivide Garcia da Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Frederik Moreira dos | - |
dc.contributor.referee2 | Rios, Mauricio Cavalcante | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.en | Science | pt_BR |
dc.subject.en | Scientific education | pt_BR |
dc.subject.en | Philosophy of science | pt_BR |
dc.subject.en | Science teaching | pt_BR |
dc.subject.en | Epistemology | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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