Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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dc.creatorNascimento, Rafael Pereira do-
dc.date.accessioned2023-07-20T21:13:08Z-
dc.date.available2023-07-20T21:13:08Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2535-
dc.description.abstractThe pedagogical practices are part of the teaching work in the context of the transposition of the conceptual, procedural and attitudinal contents, in the use of the necessary methodologies to establish a path that directs the students to effect the learning of the contents taught by them, reaching the intended educational objectives. However, taking into account the reference authors used in this research as: Bizzo (2009), Campos and Nigro (1999), Krasilchik (2011, 2012), Carvalho (2009, 2010), Marandino, Selles and Ferreira , and Delizoicov and Angotti (2000), for such actions to occur, it is necessary for teachers to be equipped with methodologies that allow the existence of these results, related to students' contextualization, at the level that guarantees them a meaningful learning. For this to happen it is necessary that the school offers teachers and students, minimally didactic resources and infrastructure necessary for the accomplishment of these classes. Based on these assumptions the present work had the general objective of analyzing the pedagogical practices used by Biology teachers and their contributions in the process of learning conceptual contents, in the context of Biology classes in a high school. The methodological procedures used were studies of qualitative contexts, with a descriptive and exploratory approach, through researches in the literature, observation of the school space and application of a semi - open questionnaire with the teachers of a state school located in the city of Cachoeira - BA. The collected data were analyzed, following the guidelines of the reference authors in content analysis, and it was verified that the teachers teach lectures frequently, making use of framework and pilot, datashow, notebooks and cell phones and never use games, group dynamics or other pedagogical possibilities as innovative resources. It was also possible to verify that the evaluation processes, used by most of them, are applications of written tests. In this context, experimental activities are developed according to the needs of the students and the availability of resources offered by the institution. Thus, the results obtained demonstrated that the transposition of the contents related to Biology teaching, as well as the methodological strategies used by the researched teachers, focus on the traditional teaching context, and need to be rethought to better meet the training needs of the target audience in question.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPlanejamento de ensinopt_BR
dc.subjectCachoeira (BA)pt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas no ensino de Biologia: percepções de professores de uma escola estadual no município de Cachoeira-Bapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs práticas pedagógicas fazem parte do trabalho docente no contexto da transposição dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, no uso das metodologias necessárias para estabelecer um caminho que direcione os discentes a efetivarem o aprendizado dos conteúdos lecionados por estes, alcançando os objetivos educacionais pretendidos. Porém, levando-se em conta os autores de referência utilizados nesta pesquisa como: Bizzo (2009), Campos e Nigro (1999), Krasilchik (2011, 2012), Carvalho (2009, 2010), Marandino, Selles e Ferreira (2009), e Delizoicov e Angotti (2000), para que ocorra tais ações, se faz necessário que os professores estejam munidos de metodologias que possibilitem a existência desses resultados, relacionados à contextualização dos estudantes, ao nível que garanta a estes um aprendizado significativo. Para que isso aconteça se faz necessário que a escola ofereça aos professores e estudantes, minimamente recursos didáticos e infraestrutura necessários para a realização dessas aulas. Com base nesses pressupostos o presente trabalho teve o objetivo geral de analisar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores de Biologia e suas contribuições no processo de aprendizagem de conteúdos conceituais, no contexto das aulas de Biologia numa escola do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos utilizados foram estudos realizados de contextos qualitativo, com abordagem do tipo descritivo e do tipo exploratório, através de pesquisas na literatura, observação do espaço escolar e aplicação de um questionário semiaberto com os docentes de uma escola estadual situada na cidade de Cachoeira – BA. Os dados coletados foram analisados, seguindo as orientações dos autores de referência em análise de conteúdo, e verificou-se que os professores ministram aulas expositivas com frequência, fazendo uso de quadro e piloto, datashow, notebooks e celulares e nunca utilizam jogos, brincadeiras, dinâmicas de grupo ou outras possibilidades pedagógicas como recursos inovadores. Também foi possível averiguar que os processos avaliativos, usados pela maioria deles, são aplicações de provas escritas. Neste contexto, as atividades experimentais são desenvolvidas de acordo com as necessidades dos estudantes e a disponibilidade de recursos oferecidos pela instituição. Assim sendo, os resultados obtidos demonstraram que a transposição dos conteúdos relacionados ao ensino de Biologia, assim como, as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores pesquisados possuem foco no contexto tradicional de ensino, e necessitam de serem repensadas para melhor atender as necessidades formativas do público alvo em questão.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Almassy, Rosana Cardoso Barreto-
dc.contributor.referee1Silva, Neilton da-
dc.contributor.referee2Ferreira, Rosilda Arruda-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enPedagogical practicespt_BR
dc.subject.enDidactic resourcespt_BR
dc.subject.enTeaching and learningpt_BR
dc.subject.enTeaching planningpt_BR
dc.subject.enCachoeira (BA)pt_BR
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