Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2508
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Daniela de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-06T18:30:08Z | - |
dc.date.available | 2023-07-06T18:30:08Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-24 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2508 | - |
dc.description.abstract | The learning process is not simple and requires some specific knowledge from the student to assist them in the significant acquisition of knowledge and to ensure that it occurs effectively and pleasantly. To make it happen, it is necessary to monitor the action plan, striving for study strategies that will provide you with learning. Within this line of understanding of conceptions about the best way to plan, understand and act on personal learning, metacognition is a line of research that studies exactly the skills that the individual has to reflect on a given task, such as reading, calculate, make decisions and choose the best method to solve this task. In this sense, the present work had as main objective to investigate the study strategies that the students of the Teaching Degree in Biology of the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB) use in the formative path to the construction of their learning, under the principles of Applied Neuroscience in education. In order to achieve the proposed objective, the theoretical contributions of authors such as Consenza and Guerra (2011), Gazzaniga (2006), Izquierdo (2011), were essential. Lent (2001); Portilho and Dreher, 2011; Relvas, 2009 and Sternberg (2008). The collected data were analyzed following the guidelines of the reference authors in content analysis. In this context, the results obtained in this study indicate that the metacognitive strategies used by the students contribute to their learning process, although not all of them are effective for the study of curricular components with different characteristics, in this same perspective it was noticed that students are unaware of what metacognitive strategies are, even though they use these strategies. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Metacognição | pt_BR |
dc.subject | Neurociência cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Memory - Cérebro | pt_BR |
dc.title | Neurociência e aprendizagem: percepções metacognitivas dos discentes do Curso de Licenciatura em Biologia da UFRB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo de aprendizagem não é simples e exige alguns conhecimentos específicos por parte do discente para auxiliá-lo na aquisição significativa de conhecimentos e garantir que ela ocorra de forma eficaz e prazerosa. Para isso, é necessário monitorar o plano de ação, primando por estratégias de estudo que irão lhe proporcionar aprendizado. Dentro dessa linha de compreensão das concepções acerca da melhor forma de planejar, entender e agir sobre o aprendizado pessoal, a metacognição é uma linha de pesquisa que estuda exatamente as habilidades que o indivíduo tem de refletir sobre determinada tarefa, como por exemplo: ler, calcular, tomar decisões e fazer a escolha do melhor método para solucionar esta tarefa. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar as estratégias de estudo que os estudantes do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) utilizam no percurso formativo à construção da sua aprendizagem, sob os princípios da Neurociência aplicada a Educação. Para atingir o objetivo proposto, foram essenciais as contribuições teóricas de autores como: Consenza e Guerra (2011); Gazzaniga (2006); Izquierdo (2011); Lent (2001); Portilho e Dreher, 2011; Relvas, 2009 e Sternberg (2008). Osdados coletados foram analisados, seguindo as orientações dos autores de referência em análise de conteúdo. Nesse contexto, os resultados obtidos nesse estudo apontam que as estratégias metacognitivas utilizadas pelos estudantes contribuem para o seu processo de aprendizagem, muito embora nem todas sejam eficazes para o estudo de componentes curriculares com características diversas entre si, nessa mesma perspectiva percebeu-se que os estudantes não possuem conhecimento sobre o que são estratégias metacognitivas, muito embora eles utilizem essas estratégias. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almassy, Rosana Cardoso Barreto | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Neilton da | - |
dc.contributor.referee2 | Garcia, Rosineide Pereira Mubarak | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.en | Learning | pt_BR |
dc.subject.en | Metacognition | pt_BR |
dc.subject.en | Cognitive neuroscience | pt_BR |
dc.subject.en | Memory - Cérebro | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Neurociencia_Aprendizagem_Percepcoes_TCC_2019.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.