Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWeindler, Márcia Regina Sampaio-
dc.date.accessioned2023-07-04T20:41:31Z-
dc.date.available2013-
dc.date.issued2013-10-18-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2500-
dc.description.abstractThis work aims to propose the use of games and play as facilitators of teaching natural sciences in the public teaching of Cruz das Almas - BA. This work stems from the idea confirmed notably by authors like KSHIMOTO, SILVA, LIBÂNEO, POZO, CRESPO and many others cited in this study, the lack of interest and motivation in science classes part a priori, the methodology used by the teacher and the Games and jokes can collaborate in the learning process differently, pleasurable dynamic and creative. To do the research for this study included three important moments in their development; Theoretical Bibliographical research, addressing the emergence of this game, its concepts in a brief history, undergoing psychological and pedagogical concepts to achieve current proposals, as well as implications of neuroscience the same. In the second went to the field research having as foundation guiding Qualitative Research, performing an analysis and observation of activities in the classroom, semi-structured questionnaire applied to teachers and students and application of games and activities with students from 8th year the College Virgildásio Sena this same municipality. N'outro moment and ownership of the results it was concluded that, although the teachers acknowledged the importance of games and activities for the development, assessment and appropriation of knowledge through games and play, this is not present in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.subjectCruz das Almas (BA)pt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras como recursos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem em ciências naturais na perspectiva de professores e alunos em escolas públicas do município de Cruz das Almas - Bapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo, propor a utilização de jogos e brincadeiras como facilitadores do ensino de Ciências Naturais na rede publica de ensino do município de Cruz das Almas – BA. Este trabalho parte da idéia notadamente confirmada por autores como KSHIMOTO, SILVA, LIBANEO, POZO, CRESPO e tantos outros citados neste trabalho, que a falta de interesse e motivação nas aulas de ciências, parte a priori, da metodologia empregada pelo professor e os Jogos e Brincadeiras podem colaborar no processo ensino aprendizagem de forma diferenciada, prazerosa dinâmica e criativa. Para tanto a pesquisa para este trabalho contou com três momentos importantes para seu desenvolvimento; a pesquisa Teórica Bibliográfica, abordando deste o surgimento dos jogos, seus conceitos num breve histórico, passando por concepções pedagógicas e psicológicas até alcançarmos propostas atuais, bem como implicações da neurociência sobre os mesmos. No segundo momento partiu-se para a pesquisa de campo tendo como fundamentação norteadora a Pesquisa Qualitativa, realizando uma analise e observação das atividades em sala de aula, questionários semi-estruturados aplicados a professores e alunos e aplicação de jogos e brincadeiras com alunos do 8º ano do Colégio Virgildásio Sena deste mesmo município. N’outro momento e de posse dos resultados concluiu-se que, apesar dos professores admitiram a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento, apreciação e apropriação do conhecimento através dos jogos e brincadeiras, este não se faz presente em sala de aula.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Almassy, Rosana Cardoso Barreto-
dc.contributor.referee1Poy, Cecília Dominical-
dc.contributor.referee2Silva, Neilton da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enGames and playpt_BR
dc.subject.enPlayfulpt_BR
dc.subject.enScience teachingpt_BR
dc.subject.enMultiple intelligencespt_BR
dc.subject.enCruz das Almas (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogos_Brincadeiras_Recursos_TCC_2013.pdf684,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.