Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Aline Santos dos-
dc.date.accessioned2023-07-03T21:10:26Z-
dc.date.available2023-07-03T21:10:26Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2498-
dc.description.abstractEnvironmental education is mentioned in the National Curriculum Standards as a transversal theme and in the National Environmental Education Policy as to be incorporated in an interdisciplinary manner to the school curriculum. The media routinely reported natural disasters and human actions over the environment, the school uses these current debates for discussion and action. This study aimed to understand the experiences of educational institutions on Environmental Education and how it is embedded in the school curriculum. To do so, we sought to identify the research sources used by teachers and school administrators for Environmental Education actions, describing the experiences of the subject in schools participating on this study, highlighting the difficulties and potentialities present in the curriculum for the accomplishment of Environmental Education actions and verify the concepts on the subject of those involved in the research. The study was conducted in two public schools in Cruz das Almas, Bahia, one municipal and the other state. The participants were students from 9th grade of elementary school and 3rd year of secondary school, their teachers and administrators besides the educational coordinator of the Municipal Education Board. To achieve the research objectives, research questionnaires and semi-structured interviews were used. The data revealed the need for a special attention over initial teacher’s education on the subject, a restructuring of public policy on Environmental Education, discussion and changes in curriculum, training the entire school community about the issue at hand and planning lasting activities that will stimulate and involve everyone.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTransversalidadept_BR
dc.subjectCruz das Almas (BA)pt_BR
dc.titleA inserção da educação ambiental no currículo escolar na rede pública de educação do município de Cruz das Almas - Bapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental é mencionada nos Parâmetros Curriculares Nacionais como tema transversal e na Política Nacional de Educação Ambiental a ser incorporada de forma interdisciplinar no currículo escolar. Os meios de comunicações relatam corriqueiramente os desastres naturais e as ações antrópicas sobre o meio ambiente, a escola se apropria desses debates atuais para discussão e ação. O presente estudo teve como objetivos compreender as experiências das instituições de ensino sobre a Educação Ambiental e como esta é inserida no currículo escolar. Para isso, buscou-se identificar as fontes de pesquisa utilizadas pelos professores e gestores da escola para as ações de Educação Ambiental, descrever as experiências da temática nas escolas participantes deste estudo, evidenciar as dificuldades e potencialidades presentes no currículo para a realização das ações de Educação Ambiental e verificar as concepções sobre o assunto dos envolvidos na pesquisa. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas públicas no município de Cruz das Almas-BA, uma municipal e outra estadual. Os participantes foram estudantes do 9o ano do ensino fundamental e 3o ano do ensino médio, seus professores e gestores além da coordenadora pedagógica da rede de ensino municipal. Para alcançar os objetivos da pesquisa foram utilizados questionários e entrevista semiestruturada. Os dados revelaram a necessidade de um olhar especial para a formação inicial do professor sobre a temática, uma reestruturação das políticas públicas sobre a Educação Ambiental, discussão e mudanças no currículo escolar, formação de toda a comunidade escolar sobre o tema em questão e planejamento de atividades duradouras que venha a estimular e envolver a todos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Girlene Santos de-
dc.contributor.advisor-co1Nascimento, Claudio Orlando Costa do-
dc.contributor.referee1Magalhães, Pollyana da Silva de-
dc.contributor.referee2Mendez, Jesus Manuel Delgado-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enEnvironmental educationpt_BR
dc.subject.enCurriculumpt_BR
dc.subject.enInterdisciplinaritypt_BR
dc.subject.enTransversalitypt_BR
dc.subject.enCruz das Almas (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Insercao_Educacao_Ambiental_TCC_2014.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.