Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Inclusão de estudantes com deficiência nos colégios da polícia militar da Bahia
Autor(es): Sousa, Vandeson Rodrigues de
Orientador(a): Pimentel, Susana Couto
Membro(a) da banca: Ferreira, Rosilda Arruda
Membro(a) da banca: Ribeiro, Sátila Souza
Resumo: O presente trabalho monográfico intitulado “Inclusão de estudantes com deficiência nos Colégios da Polícia Militar da Bahia” teve por objetivo investigar como os documentos normativos dos Colégios da Polícia Militar da Bahia abordam a inclusão de estudantes com deficiência nessa instituição. A pesquisa consistiu, assim, numa análise de documentos desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa. Para levantamento e posterior análise dos documentos institucionais foi feito uma busca no site da instituição do Regimento Interno e dos Projetos Político Pedagógicos, com o objetivo de analisar a política de inclusão de estudantes com deficiência, bem como as orientações pedagógicas previstas para possibilitar a referida inclusão, além de refletir se as normas militares previstas nos textos representam barreiras para a inclusão de estudantes com deficiência nos Colégios da Policia Militar da Bahia (CPM’s-BA). A análise foi pautada em estudos já realizados sobre a temática levantados através de revisão sistemática da produção acadêmica disponibilizada no Banco de Teses e dissertações da Capes. Os resultados deste trabalho demonstram que embora não existam políticas explícitas para inclusão de pessoas com deficiência nos documentos institucionais analisados, há dados que podem sinalizar para perspectivas acerca do presente tema, tendo em vista que tais normativos institucionais se amparam em leis e resoluções de âmbito nacional e estadual traçadas a partir do paradigma inclusivo. Assim, verificou-se a necessidade de alterações nos referidos documentos normativos para que a proposta da Educação Inclusiva seja viabilizada nos CPM’s-BA. Por fim, constatou-se que as instruções e normas militares presentes nos documentos analisados podem se constituir barreiras para a inclusão de estudantes com deficiência nos CPM’s-BA, a exemplo da exigência de condicionamento físico com o objetivo de estimular o aluno ao ingresso na academia da Polícia Militar da Bahia. Ante ao exposto, foi possível concluir que os documentos normativos institucionais da escola investigada precisam avançar em direção à previsão explícita da inclusão de estudantes com deficiência.
Palavras-chave: Colégio da Polícia Militar da Bahia
Inclusão - Estudantes
Normativos institucionais
Resumo em inglês: The monographic work present called “Deficiency students inclusion in Military Police Schools of Bahia” aimed at investigating how the normative documents of Military Police Schools of Bahia approach the inclusion of deficiency students in this Institution. The research consisted, therefore, in a document analysis developed from a qualitative approach. To survey, to collect and analyze institutional documents, a search was made on the website of the Institution of the Internal Regiment and the Political Pedagogical Projects with the objective of analyzing the inclusion policy of deficiency students, as well as the pedagogical guidelines provided to enable such inclusion, in addition to reflecting on whether the military norms foreseen in the texts represent barriers to the inclusion of students with disabilities in the Military Police Colleges of Bahia (CPM's-BA).The analysis was based on studies already carried out on the theme raised through a systematic review of the academic production available at the Bank of Thesis and Dissertations of Capes. The results of this study demonstrate that, although there are no explicit policies for the inclusion of deficiency students in the analyzed institutional documents, there are data that can signal to perspectives about the present theme, since these institutional norms are based on laws and resolutions of scope national and state, drawn from the inclusive paradigm. Thus, it was verified the need for changes in said normative documents so that the proposal of Inclusive Education is made feasible in the CPM's-BA. Finally, it was verified that the military instructions and norms present in the analyzed documents can constitute barriers for the inclusion of students with disabilities in the CPM's-BA, such as the requirement of physical conditioning with the objective of stimulating the student to enter the academy of the Military Police of Bahia. Given the above, it was possible to conclude that the normative institutional documents of the investigated school need to move towards the explicit prediction of the inclusion of deficiency students.
Palavras-chave em inglês: Military Police Schools of Bahia
Inclusion - Students
Institutional norms
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-07-03T20:03:16Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2495
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