Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2463
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Ferramenta didática para a elaboração de aulas práticas de microbiologia para o ensino médio
Autor(es): Marques, Roseane Neves
Orientador(a): Honorato, Talita Lopes
Coorientador(a): Nascimento, Pedro Melo
Membro(a) da banca: Pimenta, Maria Gardenny Ribeiro
Membro(a) da banca: Carvalho, José Jorge Sousa
Resumo: Com a elaboração desse trabalho buscou-se analisar a importância das aulas práticas no ensino da Microbiologia no Nível Médio, pois, por ser uma ferramenta didática pouco explorada, as aulas práticas se tornam fundamentais para a aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo abordagem bibliográfica, selecionando-se referências relacionadas ao tema de estudo. O trabalho foi dividido em três tópicos principais: O primeiro aborda um breve histórico sobre a Microbiologia e o objeto de estudo da mesma, que são os micro-organismos. Já o segundo tópico analisa a Microbiologia no Ensino Médio retratando como são desenvolvidos seus conteúdos no ensino da Biologia, sinalizando a quantidade de aulas semanais e a forma como o professor administra as abordagens teóricas e práticas, dando seqüência com um resumo das modalidades de atividades práticas e como cada uma se configura de acordo com o método de elaboração. No terceiro ponto é apresentada uma seqüência didática, abordando a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e sua relevância no ambiente escolar com a apresentação de três exemplos práticos, objetivando trabalhar as competências e habilidades dos alunos para que esses consigam transpor os conhecimentos adquiridos em seu cotidiano: Aprendendo sobre vírus por meio da construção de um modelo; As bactérias em nosso cotidiano; No caminho tinha um fungo.
Palavras-chave: Método de ensino
Ensino de microbiologia
Aula prática
Ensino médio
Resumo em inglês: With the elaboration of this work we sought to analyze the importance of the practical classes in the teaching of Microbiology in the Middle Level, Because it is a didactic tool little explored, the practical classes become fundamental for learning. For this, a bibliographicaltype research was carried out, selecting references related to the study topic. The work was divided into three main topics: The first deals with a brief history about Microbiology and the object of study of microbiology. The second topic analyzes the Microbiology in High School showing how they are developed in Biology teaching, signaling the amount of weekly classes and how the teacher administers the theoretical and practical approaches Giving sequence with a summary of the modalities of practical activities and how each one is configured according to the method of elaboration. The third point presents a didactic sequence, approaching the Science-Technology-Society (CTS) perspective and its relevance in the school environment with the presentation of three practical examples, Aiming to work the skills and abilities of the students so that they can transpose the knowledge acquired in their daily life: Learning about viruses through the construction of a model; Bacteria in our everyday life; On the way there was a fungus.
Palavras-chave em inglês: Teaching method
Microbiology teaching
Practical class
High school
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 4-Abr-2017
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-06-14T17:18:25Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2463
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ferramenta_Didatica_Elaboracao_TCC_2017.pdf237,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.