Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Luziane Brandão-
dc.date.accessioned2023-05-31T17:27:32Z-
dc.date.available2023-05-31T17:27:32Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2447-
dc.description.abstractThis research monograph entitled "Methodological strategies in teaching science and biology for students diagnosed with autism" aims to analyze the scientific academic research on the use of teaching strategies in science and biology for students with this disorder in the context of regular schools. The study consists of a bibliographic study with a qualitative approach, being held in three nationwide databases, which were, Scielo, Public Domain Portal and Capes Journal Portal. Initially listed out to autism descriptor and held the general survey on their bases, and you can find 1.101 publications on the topic. In a second time, it was considered the period of 10 years for the analysis for the purpose of research and it was identified 844 academic studies from July 2006 to June 2016. Then, considering only publications in magazines and developed in national institutions, including articles, dissertations and theses, screening was carried out by selecting the studies on teaching strategies for this target audience. Through this screening, they found eight scientific research. After this survey, the study identified these works was carried out. Students with autism are among those considered target audience of the inclusion policy which states that their access in educational institutions, particularly in regular schools, is a right guaranteed by Brazilian law and therefore the use of strategies in teaching curriculum content is critical to the effectiveness of the educational inclusion process. These results demonstrate that the investigated bases there is research that addresses the process of teaching and learning in the Science and Biology field for these students, there is thus a lack of research aimed at the construction of knowledge in this area. However, reading the research found about teaching strategies for students with autism revealed that these excel in Elementary Education 1 and the prevalence of methodological resource is characterized by the use of recreational games and activities. The research analyzed also show that educational planning is essential to promote meaningful learning for these students because the strategies must consider the specific needs of each student. From the analyzed studies it was concluded that the teaching strategies found can be adapted to the work of science and biology throughout the school curriculum so that students with autism to feel active and involved in the acquisition of knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro do autismo // Educação inclusiva // Estratégias de ensino // Ensino de Ciências e Biologiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências e Biologiapt_BR
dc.titleEstratégias metodológicas no ensino de ciências e biologia para alunos com diagnóstico de autismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico intitulado “Estratégias metodológicas no ensino de Ciências e Biologia para alunos com diagnóstico de autismo” tem o objetivo de analisar as pesquisas acadêmicas científicas sobre a utilização de estratégias de ensino em Ciências e Biologia para os estudantes com este transtorno no contexto das escolas regulares. A pesquisa consiste em um estudo bibliográfico com uma abordagem qualitativa, sendo realizada em três bases de dados de abrangência nacional, sendo elas, Scielo, Portal Domínio Público e Portal de Periódicos da Capes. Inicialmente, elencou-se o descritor autismo e realizou-se o levantamento geral nas respectivas bases, sendo possível encontrar 1.101 publicações referentes ao tema. Em um segundo momento, considerou-se o período de 10 anos para a análise referente ao objetivo da pesquisa e com isso identificou-se 844 estudos acadêmicos entre Julho de 2006 a Junho de 2016. Em seguida, considerando apenas publicações em revistas e desenvolvidas em instituições nacionais, incluindo artigos, dissertações e teses, foi realizado uma triagem, selecionando os estudos sobre as estratégias de ensino para esse público alvo. Mediante esta triagem, foram encontradas oito pesquisas científicas. Após este levantamento, foi realizado o estudo destes trabalhos identificados. Os estudantes com autismo estão entre aqueles considerados público alvo da política de inclusão que afirma que o acesso dessas pessoas nas instituições de ensino, em especial em escolas regulares, é um direito assegurado pela legislação brasileira e, portanto que a utilização de estratégias no ensino dos conteúdos curriculares é fundamental para a eficácia no processo de inclusão educacional. Os resultados deste trabalho demonstram que nas bases investigadas não há pesquisas que abordem o processo de ensino e aprendizagem no campo das Ciências e Biologia para esses estudantes, existindo, portanto, uma lacuna de estudos que visem à construção do conhecimento nessa área. Contudo, a leitura das pesquisas encontradas acerca das estratégias de ensino para alunos com autismo, revelou que essas se sobressaem no Ensino Fundamental 1 e a prevalência de recurso metodológicos caracteriza-se pelo uso de jogos e atividades lúdicas. As pesquisas analisadas revelam também que o planejamento de ensino é essencial para a promoção de uma aprendizagem significativa entre esses estudantes, pois as estratégias utilizadas devem considerar a especificidade de cada aluno. A partir dos trabalhos analisados foi possível concluir que as estratégias de ensino encontradas podem ser adaptadas para o trabalho de Ciências e Biologia em todo o currículo escolar de modo que os alunos com autismo sintam-se ativos e participativos na aquisição de conhecimento.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel, Susana Couto-
dc.contributor.referee1Ferreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Sátila Souza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.enAutism spectrum disorderpt_BR
dc.subject.enInclusive educationpt_BR
dc.subject.enTeaching Strategiespt_BR
dc.subject.enScience and Biology Teachingpt_BR
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