Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2438
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Exposição sensorial zoobotânica como estratégia de sensibilização à inclusão de deficientes visuais no sistema regular de ensino |
Autor(es): | Silveira, Deyse Maria de Souza |
Orientador(a): | Adorno, Elinsmar Vitória |
Membro(a) da banca: | Souza, Girlene Santos de |
Membro(a) da banca: | Melo, Pedro Nascimento |
Resumo: | A Constituição Federal assegura à todo e qualquer deficiente o direito à educação em redes regulares de ensino, desde o ensino infantil ao ensino superior, porém para que essa inclusão seja realizada de maneira efetiva, não basta inserir o aluno no ambiente acadêmico sem lhe oferecer condições reais de aprendizado, através da estruturação das instituições de ensino, da disposição de professores especializados e também é fundamental que haja uma preparação da comunidade escolar para receber, incluir e acolher verdadeiramente esse público. Baseado nisso, optou-se por realizar uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa, consistindo na execução e posterior verificação da contribuição da Exposição Sensorial Zoobotânica para sensibilização dos alunos videntes quanto à convivência com pessoas que apresentam deficiência visual, através da percepção das dificuldades enfrentadas por estes, incentivando a adoção de uma nova conduta frente à diversidade, legitimando o processo inclusivo, hipótese confirmada pela maioria dos participantes que certificaram o alcance do objetivo da pesquisa. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Deficiência visual Sensibilização |
Resumo em inglês: | The federal constitution ensures to all or any deficient the right to education in regular education networks, since the kindergarten to higher education. Nevertheless, for such inclusion is performed effectively, it is not correct to insert the student in the academic environment without offering actual conditions of learning, through of structuring of educational institutions, dispositions of specialist teachers, furthermore, is important that there a preparation of school community to receive and attend this public. Then, this search aims to make a Sensory exposure Zoo-botanic to sensitize the normal students who live with visual impairment students, athwart of difficulties faced for these kind of people, encouraging the adoption of a new approach in diversity to legitimate the inclusion process, hypothesis confirmed by most participants who certified the scope of the purpose of the research. |
Palavras-chave em inglês: | Inclusive education Visual impairment Awareness |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 18-Dez-2014 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-05-26T20:28:23Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2438 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Exposicao_Sensorial_Zoobotanica_TCC_2014.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.