Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Nayara Conceição-
dc.date.accessioned2023-05-25T19:37:15Z-
dc.date.available2023-05-25T19:37:15Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2428-
dc.description.abstractIn the academic environment, several activities are proposed in order to generate new knowledge, one of them is the production of the research project for the completion of course work (CBT), which allows the student to develop scientific knowledge by Middle of the research. However, for many students this is an arduous task and needs some knowledge and skills for its elaboration. In this perspective, this study aimed to identify the difficulties experienced by undergraduate students in biology at Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) in the construction of the research project for the CBT. Through the various scientific productions about the theme, it became indispensable to the use of some authors who explained about the subject in question, thus enabling a greater understanding of this study, being: The theme in question, thus enabling a greater understanding of this study, being: Booth (2008), Demo (2000), Gil (2002) Laville and Dionne (1999), Marcone and Lakatos (2003) Richardson (2011), Quivy (2008); Araújo (2014), Carbone and Nogueira (2004), Clemente (2014, Medeiros (2015) and Oliveira (2015). This is a quantitativequalitative study and presents aspects that characterize it as an exploratory and descriptive research, in which the questionnaire was used as an instrument for data collection, applied to a total of nineteen (19) students Of the undergraduate course in biology. Thus, after the analysis of the content and confrontation with the reference authors, it was evidenced that students have more difficulty in identifying the problem of the project, writing the problematic, the theoretical framework and interpreting and transcribing some readings. Thus, we conclude that it is of paramount importance that the undergraduate students still have contact with other disciplines focused on scientific research, so that they develop certain skills that will allow the success in the elaboration of their Research project for the TCC.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisa em educaçãopt_BR
dc.subjectTCC (Trabalho de Conclusão de Curso)pt_BR
dc.subjectLicenciatura em Biologiapt_BR
dc.titleDesafios vivenciados pelos licenciandos em biologia da ufrb na construção do projeto de pesquisa para o trabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNo ambiente acadêmico, diversas atividades são propostas com o intuito de gerar novos conhecimentos, uma delas é a produção do projeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que permite ao estudante o desenvolvimento do conhecimento científico por meio da pesquisa. Porém, para muitos estudantes essa é uma tarefa árdua e necessita de alguns conhecimentos e habilidades para sua elaboração. Nessa perspectiva, este estudo objetivou identificar quais dificuldades vivenciadas pelos licenciandos em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) na construção do projeto de pesquisa para o TCC. Mediante várias produções científicas acerca do tema, tornou-se indispensável à utilização de discussões de alguns autores que explanaram sobre o tema em questão, possibilitando assim, uma maior compreensão deste estudo, sendo eles: Booth (2008), Demo (2000), Gil (2002) Laville e Dionne (1999), Marcone e Lakatos (2003) Richardson (2011), Quivy (2008); Araújo (2014), Carbone e Nogueira (2004), Clemente (2014, Medeiros (2015) e Oliveira (2015). Trata-se de um estudo de caráter quanti-qualitativo e apresenta aspectos que lhe caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, no qual foi utilizado o questionário como instrumento para a coleta de dados, aplicado a um total de dezenove (19) estudantes do curso de Licenciatura em Biologia. Após a análise do conteúdo e confronto com os autores de referência ficou evidenciado que os estudantes tem mais dificuldade em identificar o problema do projeto, escrever a problemática, o referencial teórico e interpretar e transcrever algumas leituras. Assim sendo, conclui-se que é de suma importância que os licenciandos ainda durante a sua formação tenham contato com outras disciplinas voltadas para pesquisa científica, para que desenvolvam habilidades que permitirão o êxito na elaboração de seu projeto de pesquisa para o TCC.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Márcio Lacerda Lopes-
dc.contributor.advisor2Santos, Janete dos-
dc.contributor.referee1Nascimento, Tânia Maria Nunes-
dc.contributor.referee2Moreira, Lídia Cabral-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.enResearch in educationpt_BR
dc.subject.enTCC (Course Completion Work)pt_BR
dc.subject.enDegree in Biologypt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios_Vivenciados_Licenciandos_TCC_2019.pdf4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.