Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2409
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Considerações sobre as concepções dos professores de ciências e biologia acerca da natureza da ciência
Autor(es): Cirqueira, Joselia Santos
Orientador(a): Ferreira, Rosilda Arruda
Resumo: O estudo de vários autores evidencia que geralmente a concepção de Ciência apresentada pelo professor possui relação com o seu conhecimento sobre a Natureza da Ciência e que tal concepção, quase sempre, influencia sua prática docente. Partindo desse pressuposto, o principal objetivo da pesquisa foi analisar as concepções de alguns professores de Ciências e Biologia das escolas públicas de Cruz das Almas-BA acerca da Natureza da Ciência e como tal concepção se expressa em sua prática docente. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, do tipo pesquisa de campo, a qual se utilizou da entrevista semiestrutura como instrumento de coleta de dados, realizada com cinco professores, sendo que destes, dois atuam no ensino de Ciências, dois em Biologia e um atua em Ciências e Biologia. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados encontrados demonstram que os dois professores de Ciências apresentam uma concepção empírico-indutivista e ateórica da Natureza da Ciência e que tais concepções se expressam em sua prática docente; os professores de Biologia possuem uma concepção mais rígida e infalível da Natureza da Ciência que também se expressam em sua prática; o professor que atua no ensino de Ciências e de Biologia, ao contrário dos demais, apresenta uma concepção mais contextualizada acerca da Natureza da Ciência que também se em sua prática docente. Deste modo, conclui-se que os resultados deste estudo corroboram com as pesquisas realizadas nos últimos anos, no País, em que os professores em sua maioria, possuem concepções deformadas sobre a Natureza da Ciência e que estas se expressam na prática docente do professor, contudo também se evidenciou exceções com relação a esse tipo de concepções.
Palavras-chave: Professores de Ciências e Biologia
Concepções
Natureza da Ciência
Resumo em inglês: The study of several authors shows that generally the conception of Science presented by the teacher is related to his knowledge about the Nature of Science and that such conception almost always influences his teaching practice. Based on this assumption, the main objective of the research was to analyze the conceptions of some teachers of Science and Biology of the public schools of Cruz das Almas-BA on the Nature of Science and how this conception is expressed in its teaching practice. The methodological approach adopted was field research with an qualitative type, which was used of the semi-structure interview as an instrument of data collection, having been carried out with five teachers, of which, two of them work in the teaching of Sciences, two in Biology and one works in Sciences and Biology. The data were interpreted through the analysis of content from Bardin (2011). The results show that both science teachers present an empirical-inductivist and atheistic conception of the Nature of Science and that such conceptions are expressed in their teaching practice; Biology teachers have a more rigid and infallible conception of the Nature of Science that is also expressed in their practice; The teacher who works in the teaching of science and biology, unlike the others, presents a more contextualized conception of the nature of science that is also in his teaching practice. Thus, it is concluded that the results of this study corroborate with the research carried out in recent years, in the country, in which the majority of teachers have deformad conceptions about the Nature of Science and that these are expressed in the teacher's teaching practice, however, there were also exceptions to this type of conception.
Palavras-chave em inglês: Science and Biology Teachers
Conceptions
Nature of Science
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2409
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Consideracoes_Concepcoes_Professores_TCC_2019.pdf678,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.