Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2405
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Conexão universidade e escolas públicas: percepções dos sujeitos envolvidos no estágio do curso de licenciatura em biologia da UFRB |
Autor(es): | Silva, Roseli Nogueira da |
Orientador(a): | Ferreira, Rosilda Arruda |
Membro(a) da banca: | Lima, Tatiana Polliana Pinto de |
Membro(a) da banca: | Santos, Neide Moura dos |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar como a conexão entre universidade e escolas pode contribuir para qualificar os espaços de formação do licenciando em Biologia. Buscamos elucidar, na tessitura do texto, o seguinte questionamento: Qual a relevância da conexão entre universidade e escolas públicas no processo de formação dos licenciados em Biologia da UFRB na perspectiva dos atores envolvidos no processo? Para tanto, no percurso metodológico realizamos uma pesquisa de campo caracterizada como qualitativa, descritiva e exploratória, tendo como sujeitos professores de Ciências da Natureza e de Biologia, bem como coordenadores pedagógicos de escolas da Rede Estadual e Municipal da cidade de Cruz das Almas-BA, professores responsáveis pelo componente curricular Estágio Supervisionado e licenciandos em Biologia da UFRB que estavam frequentando a disciplina de Estágio Supervisionado durante a realização da pesquisa. Os dados foram analisados firmando-se na perspectiva de Bardin (2009). Diante das análises dos dados os participantes evidenciam a relevância do estágio curricular como um momento fundamental no processo de formação docente destacando a necessidade do reconhecimento entre as instituições como espaços fundamentais no processo de formação. Sobre a relação universidade e escola no processo de estágio, os resultados convergem diante da insatisfação com a fragilidade nessa relação mediante a falta de retorno da universidade para as escolas após a realização do estágio que é visto como uma atividade que utiliza a escola como fornecedora de dados e estas não são contempladas com os resultados dessas discussões. Quanto à contribuição dessa relação os participantes caracterizam-na como um instrumento central na formação de professores. Nesse sentido, os dados indicam a urgência da universidade melhorar a qualidade da relação com as escolas promovendo a integração mediante a importância desses espaços que proporcionam aos estudantes a vivência realista da sua atuação profissional sendo imprescindível no processo de formação docente. |
Palavras-chave: | Universidade Escola Pública Formação de professor Estágio curricular |
Resumo em inglês: | This work aims to investigate how the connection between university and schools can contribute to qualify the formation spaces of the graduates in Biology. We seek to elucidate the following question in the context of the text: What is the relevance of the connection between university and public schools in the process of training graduates in Biology of UFRB from the perspective of the agents involved in the process? Therefore, in the methodological course we conducted a field research characterized as qualitative, descriptive and exploratory, having as subjects Nature Sciences and Biology teachers, as well as pedagogical coordinators from schools of the State and Municipal Network of the city of Cruz das Almas – BA , teachers responsible for the curricular component Supervised Internship and graduates in Biology of UFRB who were attending the course of Supervised Internship during the conducting of the research. The data were analyzed based on Bardin’s perspective (2009). In the face of the data analysis, the participants evidenced the relevance of the curricular Internship as a fundamental stage in the Teacher Training, highlighting the need for recognition between the institutions as fundamental spaces in the formation process. About the relationship between university and school in the process of internship the results converge before the dissatisfaction with the fragility in this relationship through the lack of return of the university to the schools after the accomplishment of the internship that is seen as an activity that uses the school as a data provider and these schools are not contemplated with the results of these discussions. As for the contribution of this relation, the participants characterize it as a central instrument in the training of teachers. In this sense, the collected data indicate the urgency of the university to improve the quality of the relationship with the schools, promoting the integration through the importance of these spaces that give students a realistic experience of their professional performance being essential in the process of teacher training. |
Palavras-chave em inglês: | University Public School Teacher training Curricular internship |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 23-Jul-2019 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-05-24T17:23:23Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2405 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conexao_Universidade_Escolas_TCC_2019.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.