Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2394
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Análise do conteúdo fungos em livros didáticos utilizados em escolas públicas do município de Cruz das Almas - BA
Autor(es): Sousa, Eliana Maria Rocha
Orientador(a): Melo, Pedro Nascimento de
Membro(a) da banca: Santos, Patrícia Oliveira dos
Membro(a) da banca: Honorato, Talita Lopes
Resumo: A presente pesquisa monográfica consiste em uma análise crítica que objetivou avaliar o conteúdo Fungos em livros didáticos utilizados pelo 7o ano do ensino fundamental em duas escolas da rede pública de ensino no município de Cruz das Almas, BA, na coleção utilizada atualmente e naquela que a antecedeu. Os critérios de análise estabelecidos foram referentes aos tópicos abordados sobre fungos, figuras encontradas nos tópicos, disposição do conteúdo nos livros, atividades, pesquisas e experimentos relacionados aos fungos. A análise das obras permitiu observar que, existem diferenças expressivas na apresentação e enfoque do conteúdo entre a coleção anterior e a atual, ambas utilizadas em uma mesma unidade escolar e entre as coleções utilizadas por unidades diferentes. Os dados obtidos indicam que existem desafios na elaboração e apresentação do conteúdo fungos nos livros didáticos que necessitam ser superados por professores, autores e editoras dos livros. Esses desafios não são difíceis de serem ultrapassados, pois, de um modo geral as obras abordam de forma aceitável o conteúdo. Os resultados encontrados neste trabalho possibilitam assessorar os docentes de escolas do município de Cruz das Almas por se caracterizar como uma fonte avaliativa do conteúdo fungos, juntando-se aos documentos oficiais indicados pelo MEC. Os critérios de avaliação utilizados nesta pesquisa podem ainda ser adaptados para a análise de outros conteúdos de Ciências.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Avaliação
Critérios
Cruz das Almas (BA)
Resumo em inglês: This monographic study is a critical analysis that aimed to evaluate the content Fungi in the last and current collection used by the 7º year of primary education in two schools in the public school system in Cruz das Almas, BA. The analysis criteria were established relating to topics covered on fungi, figures found in the topics, activities, research and experiments related to fungi and layout of the content in the books. The analysis of the works allowed us to observe that there are significant differences in the presentation of the content and approach between the previous and the current collection that belong to the same educational center and between collections of different educational center. The data indicate that there are challenges in the preparation and presentation of fungal content in textbooks that need to be overcome by teachers, authors and publishers of books. These challenges are not difficult to overcome, because in general the approach works acceptably content. The results found in this work enables teachers to assist schools in Cruz das Almas by characterizing as a source of fungi evaluative content, beyond official documents indicated by MEC. The criteria available in this research can also be adapted for the analysis of other contents of Sciences.
Palavras-chave em inglês: Elementary School
Assessment
Criteria
Cruz das Almas (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 2014
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-05-19T20:31:14Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2394
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analise_Conteudo_Fungos_TCC_2014.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.